A montadora Suzuki apresentou seu primeiro veículo elétrico (VE), o e Vitara, em Milão, na Itália, na segunda-feira (4). Informou que a produção irá começar na primavera de 2025, na subsidiária Gujarat da Índia. E em relação às vendas, planeja iniciar no verão do próximo ano, tanto para o Japão, Europa e Índia.
A Suzuki planeja fornecer o produto como OEM (sigla de Original Equipment Manufacturer ou Fabricante Original do Equipamento) para a Toyota Motor. A plataforma (PF) e a unidade EV foram desenvolvidas em conjunto pela Suzuki, Toyota e Daihatsu. A PF utiliza um produto recentemente desenvolvido para EVs chamado Heartect-e. Existem dois tipos de sistemas de tração: tração dianteira (FWD) e tração nas quatro rodas (4WD).
A versão 4WD utiliza um sistema denominado AllGrip-e que é equipado com dois eixos elétricos, dianteiro e traseiro. Quando um pneu não consegue entrar em contato com o solo, evita que o veículo patine e distribui o torque para o pneu oposto, melhorando o desempenho em estradas irregulares.
A potência máxima do motor de tração para a versão 4WD é de 128 kW para a dianteira e 48 kW para a traseira. O eixo elétrico será fornecido pela BluE Nexus, da cidade de Anjo (Aichi), uma joint venture entre Aisin, Toyota e Denso.
A bateria motriz usa um sistema de fosfato de ferro-lítio (LFP). Embora tenha menor densidade de energia do que o sistema ternário atualmente convencional (sistema NMC), é considerado mais barato e seguro. Para aumentar a capacidade da bateria, a travessa sob o piso foi removida para criar mais espaço.
Estão disponíveis dois tipos de capacidade de bateria: 49 kWh e 61 kWh. Espera-se que o modelo FWD equipado com bateria de 61 kWh tenha autonomia de cruzeiro de aproximadamente 400 quilômetros por carga. Será oferecido em 11 cores diferentes, incluindo as combinadas.
“O e Vitara é nosso primeiro BEV, desenvolvido por meio de repetidas tentativas e erros para criar um carro fácil de usar para nossos clientes. Para concretizar uma sociedade neutra em carbono, forneceremos uma variedade de opções, incluindo BEVs, veículos híbridos e veículos a GNC, adaptados para regiões específicas. A introdução do e Vitara representa um marco significativo na obtenção da neutralidade de carbono”, disse o presidente da montadora, Toshihiro Suzuki, no lançamento.
Para ver todos os detalhes do exterior e interior, assista ao vídeo.
Fontes: divulgação e Nikkei