O HPV é um vírus comum que, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), mais de 50% das mulheres com experiência sexual serão infectadas pelo menos uma vez na vida. É a causa da infecção da pele ou mucosas, podendo avançar para o câncer do colo do útero, anal e vaginal.
A incidência de cancro do colo do útero tem aumentado entre as mulheres jovens nos últimos anos.
Atualmente, no Japão, as mulheres nascidas entre 2 de abril de 1997 e 1.º de abril de 2009 podem receber gratuitamente a vacinação contra o HPV até 31 de março de 2025.
De acordo com a Prefeitura de Toyokawa (Aichi), a vacina contra o HPV é considerada altamente eficaz em todo o mundo, e o MHLW afirma que as vacinas bivalentes e quadrivalentes têm um efeito preventivo de 50 a 70% para o câncer do colo do útero. Já a vacinação nonavalente oferece 80 a 90% de proteção contra o vírus. Pensa-se que a maioria das mulheres já recebeu a vacinação nonavalente.
No entanto, em uma pesquisa por questionário a pessoas elegíveis divulgado pelo MHLW em maio deste ano, cerca de metade das pessoas responderam que “não sabiam” que poderiam receber a vacinação gratuitamente, e que não reconheceram a vacina contra o HPV como “segura”. Somente 30% delas responderam que acham a vacina segura.
Segundo o MHLW, a vacina contra o HPV requer um total de 2 ou 3 doses. Além disso, de acordo com a Prefeitura de Toyokawa, serão necessários pelo menos quatro meses para completar a vacinação de três doses. Assim, as pessoas que receberão a primeira dose em depois de dezembro não conseguiriam completar a vacinação gratuita dentro do período.
Por isso, a Prefeitura de Toyokawa quer conscientizar da importância ao maior número de mulheres e criar um ambiente onde possam ser vacinadas e reduzir o risco da infecção. Assim, decidiu prolongar por conta própria o período da vacinação gratuita.
O prazo prorrogado é quarta-feira, 31 de dezembro de 2025. As pessoas elegíveis são mulheres nascidas entre 2 de abril de 1997 e 1.º de abril de 2009, que tenham recebido uma ou duas doses da vacina contra o HPV até 31 de março de 2025.
Fonte: CTV