Na quarta-feira (6) a polícia e a alfândega informaram sobre a prisão e já encaminhamento para a promotoria de um chef de cozinha espanhol, identificado como ヒラルド・ラミレス・アレクサンデル, 23 anos, por tentativa de contrabando de drogas e de violação da Lei Aduaneira.
Segundo a informação, em 6 de outubro, o chef chegou ao Japão, desembarcando no Aeroporto de Kansai (KIX), vindo da França. Como no passado ocorreram casos de tentativa de contrabando desse país, as autoridades estavam em alerta.
Quando um oficial pediu para verificar sua mala, ao abri-la, sentiu um cheiro de cola e notou que tinha um fundo falso, onde havia pacotes plásticos envoltos em papel carbono e em papel alumínio. Também foi encontrado um fundo falso em sua mochila. No total foram encontrados 8.972 comprimidos de drogas sintéticas, incluindo a MDMA (3,4-metilenodioximetanfetamina).
Segundo a polícia e a alfândega, o preço final é estimado em 54 milhões de ienes, tornando-se a terceira maior quantidade de MDMA e outras drogas sintéticas apreendidas no KIX nos últimos 5 anos.
A informação é de que o espanhol já foi acusado em 25 do mês passado e a polícia prossegue com a investigação pois há possibilidade da participação de uma organização criminosa.
Fontes: NTV e ABC