Foto meramente ilustrativa de homem com ar de preocupado com o telefonema (PM)
A Embaixada do Japão no Brasil informou que até terça-feira (5) recebeu uma série de denúncias e consultas sobre golpes aplicados naquele país, pedindo transferência bancária de uma pessoa se passando por funcionário da embaixada.
Publicidade
O golpe vem sendo aplicado através de telefonemas, cujos alvos são pessoas de ascendência japonesa e japoneses que falam o idioma japonês.
O número do telefone é “falsificado”, parecendo ser da Embaixada do Japão no Brasil. Segundo a instituição, a voz é masculina, dizendo algo como “foi cometida uma fraude com seu nome e há um mandado de prisão contra você no Japão”, em idioma japonês. Por isso, pede transferência financeira para resolver o caso no Japão. Em alguns casos, solicitou informações como estrutura familiar e endereço.
Avisar os familiares no Brasil sobre o golpe
Desde 1.º deste mês, a embaixada recebeu denúncias e consultas de vários estados brasileiros como São Paulo, Goiás, Ceará e outros.
Ocorreram também casos em que esse ou esses bandidos ligaram se passando por policiais ou fizeram contato pelo LINE.
Calcula-se que no Brasil a população nikkei chegue a 2,7 milhões de pessoas, a maior comunidade de ascendência japonesa fora do Japão.
Compartilhe essa matéria com seus familiares e parentes no Brasil para que não sejam alvo desse golpe.
Fontes: Sankei e Tokyo Shimbun