Em outubro, cinco estrangeiros resgataram uma mulher na casa dos 60 anos que caiu de uma ponte, sobre um rio na cidade de Yasu (Shiga), por isso, receberam um diploma de agradecimento da polícia.
Eles são todos estagiários técnicos trabalhando na Daihatsu de Shiga, indonésios, que chegaram ao Japão há pouco mais de 3 meses. “No trabalho, fomos ensinados a ajudar uns aos outros. Embora estivéssemos apenas tentando ajudar, ficamos muito contentes com esta homenagem”, disse um deles em nome de todos.
Os homenageados são アフマド・ジャエラニ, 25; アナン・ドウィ・ビントロ, 26;アリヨ・サンタリ, 22; フェルディ・ジャヤ・クスマ, 25; eヌル・ファジュリ・アグスティアン, 25.
Como ajudaram a salvar a mulher
Os cinco indonésios estavam se preparando para começar a pescar no rio, quando um deles disse “ouvi uma voz e um som alto na água”. Correram para ver o que aconteceu, a cerca de 15 metros do local quando viram uma mulher no Rio Yasu.
Três deles – Ferdi, Aliyo e Ahmad – foram para o resgate, enquanto Nur e Annan falaram com um homem, que é professor do primário que estava perto e usaram o app de tradução do smartphone para que ele pedisse uma ambulância urgente.
A vítima estava de bruços e quando foi retirada da água estava consciente. Um deles perguntou em japonês “sente alguma dor?”, mas ela não conseguia responder.
Em 20 minutos a ambulância chegou e ela foi levada ao hospital com ferimentos graves, incluindo fraturas, mas salva, com vida.
Elogiados pelo chefe
Segundo eles, ingressaram todos na mesma época na Daihatsu e tem os mesmos gostos, como fazer compras e pescar.
Depois de receberem os respectivos diplomas de agradecimento da Delegacia de Polícia de Moriyama (Shiga), em 1.º deste mês, Nuru disse que “quero continuar tendo este sentimento de ajudar uns aos outros, mesmo sendo de países diferentes”. Já Annan disse que queria contar à sua família.
Um representante da Daihatsu Motor elogiou muito os cinco trabalhadores dizendo que “orientei para que ajudassem quando vissem alguém com problema no cotidiano e rapidamente tomaram essa ação”.
Fonte: Kyoto Shimbun