A alegria das crianças e da população da cidade Uwajima (Ehime) por terem recebido a visita inusitada do tubarão-baleia perdido no rio da cidade na terça-feira (5), durou pouco.
Segundo um porta-voz do Aquário de Osaka, cidade homônima, pelos padrões brancos do tubarão-baleia, ele esteve sendo exibido por longo tempo, até o mês passado. Isso foi confirmado por um funcionário do Aquário de Osaka que esteve no local. Foi resgatado na costa da cidade de Muroto (Kochi), em 2019, foi cuidado e depois exposto no aquário. Tanto que, na terça-feira, parece que estava reagindo às vozes das crianças, por estar acostumado à presença das pessoas, se aproximando delas.
Explicou que seu nome era Umi-kun, um macho, e foi liberado no mar, na costa da província de Kochi, após ter recebido outro no aquário. A liberação foi com o propósito de investigar a sua ecologia no oceano, mas pelo visto foi arrastado pelo Kuroshio, uma corrente japonesa.
Infelizmente, o Umi-kun morreu na quarta-feira (6), confirmado pelos mergulhadores que desceram para investigá-lo no fundo do rio, por volta das 13h30.
“Como é um ser marinho, a baixa salinidade deve ter sido um ambiente muito hostil para ele”, disse o funcionário do Aquário de Osaka.
Fontes: ANN e NTV