Um voo da Spirit Airlines da Flórida (EUA) foi atingido por tiros quando fazia pouso na capital do Haiti, Porto Príncipe, na segunda-feira (11), tendo que ser desviado para o país vizinho, a República Dominicana, disse a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA. Uma comissária de bordo sofreu ferimentos leves durante o tiroteio.
Dois outros voos com destino ao Aeroporto Internacional Toussaint Louverture de Porto Príncipe foram desviados por precaução, disse a FAA em um comunicado. O aeroporto fechou após o tiroteio.
Vários vídeos postados nas redes sociais mostram um buraco de bala dentro dentro da aeronave Spirit perto de uma saída na parte de trás da cabine. Um dos vídeos também mostra danos a um compartimento superior acima de uma fileira de assentos. As fotos compartilhadas pelo aeroporto onde o avião pousou na República Dominicana mostram o que parecem ser buracos de bala no exterior da aeronave.
O voo 951 da Spirit Airlines decolou do Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, ao norte de Miami, na manhã de segunda-feira, com destino a Porto Príncipe.
De acordo com o site de rastreamento de voos Flightradar24, o voo sobrevoou partes do Haiti e circulou em torno de Porto Príncipe. O Airbus A320 estava sobre um bairro a cerca de 550 pés (167,64 metros) do solo quando começou a subir rapidamente e desviou para o Aeroporto Internacional de Cibao em Santiago, República Dominicana.
“A decisão de sair de lá, acho que foi muito sólida”, disse Robert Sumwalt, ex-presidente do National Transportation Safety Board dos EUA e especialista e analista em segurança de transporte da CBS News.
48 passageiros no avião, ilesos
O voo pousou com segurança no outro aeroporto, de acordo com a Spirit. O aeroporto disse que havia 48 passageiros a bordo. Em Santiago, a aeronave foi inspecionada e foram encontrados danos consistentes por causa dos tiros, informou a companhia aérea.
Um sindicato de comissários de bordo, a Association of Flight Attendants, confirmou à CBS News que uma comissária de bordo no avião sofreu ferimentos leves devido aos destroços durante o incidente. Nenhum passageiro ferido foi relatado, de acordo com a Spirit.
A Embaixada dos EUA em Porto Príncipe disse em um alerta de segurança na segunda-feira que estava ciente de “esforços liderados por gangues” para bloquear viagens de e para a capital que podem incluir “violência armada e interrupções em estradas, portos e aeroportos”.
“A situação de segurança no Haiti é imprevisível e perigosa”, disse a embaixada. “A viagem dentro do Haiti é conduzida por sua conta e risco. O governo dos EUA não pode garantir sua segurança viajando para aeroportos, fronteiras ou durante qualquer viagem posterior. Você deve considerar sua situação de segurança pessoal antes de viajar para qualquer lugar no Haiti”.
“As companhias aéreas realmente precisam ter certeza de que entendem que esse tipo de coisa pode acontecer em alguns desses países onde temos agitação política, onde temos violência”, disse Sumwalt.
Companhias aéreas suspendem ou cancelam voos para o Haiti
A Spirit disse que a aeronave envolvida nesse incidente de segunda-feira foi retirada de serviço. A companhia aérea estava fazendo arranjos para uma aeronave diferente levar os passageiros e a tripulação de volta para Fort Lauderdale na segunda-feira.
Após esse incidente, a Spirit e outras companhias aéreas suspenderam o serviço para o Haiti.
A American Airlines informou que suspendeu os voos entre Miami e Porto Príncipe até quinta-feira. “Continuaremos monitorando a situação com a segurança em mente e ajustaremos nossa operação conforme necessário”, disse a companhia aérea em um comunicado.
A JetBlue é outra companhia aérea que tomou medidas, cancelando seus voos de e para o Haiti até quinta-feira. “Continuaremos monitorando a situação para determinar se cancelamentos adicionais podem ser necessários”, disse em um comunicado.
Veja como ficou o interior da aeronave.
Spirit Airlines plane struck by gunfire while trying to land in Haiti: https://t.co/OvJWmDbplj
— Darshan Patel (@drshnpatel) November 12, 2024
Em outro post, veja as marcas das balas na aeronave.
https://twitter.com/Sospoulpromo/status/1856166171826872788
Fontes: CBS News e Univision Noticias