EUA ordenam TSMC a suspender envios para a China de chips usados em apps de IA

O Departamento do Comércio enviou uma carta à TSMC impondo as restrições de exportação sobre certos chips sofisticados destinados para a China que alimentam acelerador de IA e unidades de processamento gráfico.

Fábrica da TSMC no Taiwan Science Park (ilustrativa/banco de imagens)

Os EUA ordenaram que a fabricante de chips TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), a partir de segunda-feira (11), suspendesse envios de chips avançados para clientes chineses que são geralmente usados em aplicativos (apps) de inteligência artificial (IA), segundo uma pessoa com conhecimento do assunto.

Publicidade

O Departamento do Comércio enviou uma carta à TSMC impondo as restrições de exportação sobre certos chips sofisticados, de 7 nanômetros ou de designs mais avançados, destinados para a China que alimentam acelerador de IA e unidades de processamento gráfico (GPU), disse a pessoa.

A ordem dos EUA, que está sendo divulgada pela primeira vez, ocorre apenas 2 semanas após a TSMC ter notificado o Departamento do Comércio que um de seus chips havia sido encontrado em um processador de IA da Huawei, divulgou a agência de notícias Reuters no mês passado.

A empresa de pesquisa de tecnologia Tech Insights desmontou o produto, revelando o chip da TSMC e aparente violação de controles de exportação.

A Huawei, no centro de uma ação dos EUA, está em uma lista restrita, a qual exige que fornecedores obtenham licenças para enviar quaisquer produtos ou tecnologia para a companhia.

Qualquer licença que poderia ajudar os esforços de IA da Huawei provavelmente seriam negadas.

A TSMC suspendeu envios para a designer de chips Sophgo, sediada na China, após seu chip ter correspondido a um encontrado no processador de IA da Huawei, disseram fontes à Reuters no mês passado.

A mais recente repressão afeta muito mais companhias e permitirá que os EUA avaliem se outras empresas estão desviando chips para a Huawei para seu processador de IA.

Como resultado da carta, a TSMC notificou clientes afetados de que estava suspendendo envios de chips com início em 11 de novembro, disse a pessoa.

“A TSCM realiza discussões regulares com o governo sobre questões de controle de exportação e esclareceu que cumprirá com regulamentos domésticos e internacionais”, disse o Ministério da Economia de Taiwan em uma declaração, referindo-se a questões específicas para a TSMC.

Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nova área Donkey Kong Country no Universal Studios Japan

Publicado em 12 de novembro de 2024, em Sociedade

A nova área Donkey Kong Country tem uma montanha-russa e jogos de ritmo.

A expansão vai estrear em 11 de dezembro de 2024 (YouTube/Nintendo of America)

A Nintendo está finalmente pronta para apresentar a próxima fase do Super Nintendo World no Universal Studios Japan (USJ) em Osaka.

Publicidade

Em um vídeo recente, a companhia apresentou o primeiro look apropriado na expansão Donkey Kong Country para o parque temático, que inclui uma montanha-russa de mine cart e uma versão de vida real de 3 jogadores no game de ritmo Donkey Konga.

A expansão vai estrear em 11 de dezembro de 2024.

Para chegar até a área, os visitantes passarão por um túnel feito de rochas, o qual leva a um local com tema de selva.

A Nintendo anunciou a expansão no parque pela primeira vez em 2021, com planos de abri-la neste ano.

E enquanto a transmissão recente no Nintendo Direct tenha destacado a versão japonesa do Super Nintendo World, a companhia havia dito anteriormente que todas as atrações tanto em Osaka como em Los Angeles, incluindo a seção Donkey Kong, farão parte do super Nintendo World em Orlando quando ele abrir no ano que vem.

A expansão do parque faz parte de um plano maior da Nintendo de se tornar uma companhia de entretenimento além do game, que também inclui uma incursão em longa-metragem.

Fonte: The Verge

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão