Apoio de 10 trilhões de ienes em IA e semicondutores para empresas do Japão

O primeiro-ministro manifestou apoio público na ordem de ¥10 tri em IA e semicondutores.

Shigeru Ishiba, primeiro-ministro do Japão (NHK)

O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, anunciou uma política para estabelecer um novo quadro para fornecer apoio público de mais de 10 trilhões de ienes ao longo dos 7 anos, até ao ano fiscal de 2030, a fim de incentivar as indústrias nacionais de inteligência artificial (IA) e de semicondutores.

Publicidade

O objetivo é encorajar o investimento do setor privado, mas como continua a fornecer enormes quantidades de apoio a indústrias específicas, a sua validade e eficácia serão provavelmente seriamente questionadas.

No que diz respeito à indústria nacional de semicondutores, o governo tem reforçado o seu apoio alocando um orçamento de quase 4 trilhões de ienes nos últimos três anos, mas a Rapidus, que visa produzir internamente semicondutores de ponta, apontou que há necessidade de mais apoio, de 4 trilhões de ienes adicionais.  

Para os próximos 10 anos, Shigeru Ishiba quer investir nos setores público e privado mais de 50 trilhões de ienes.

O governo espera atrair investimentos do setor privado, deixando claro seu compromisso de apoiar as indústrias de IA e de semicondutores no longo prazo, e utilizou ações de propriedade do governo, como as da NTT, para arrecadar os fundos necessários para o apoio e considerando a emissão de títulos governamentais provisórios.

Fontes: JNN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tripulação do Disney Treasure resgata 4 de um catamarã no Atlântico Norte

Publicado em 13 de novembro de 2024, em Sociedade

Os tripulantes do catamarã pediram socorro porque estava afundando e o navio de cruzeiro de luxo da Disney os socorreu usando um bote.

Disney Treasure perto do catamarã para fazer o resgate das 4 pessoas (Guarda Costeira dos Estados Unidos via Asahi)

Soube-se na terça-feira (12) que o navio de cruzeiro de luxo da Disney ajudou a Guarda Costeira dos Estados Unidos a resgatar 4 tripulantes de um catamarã que não conseguia mais navegar e estava afundando, no Oceano Atlântico Norte, na costa do arquipélago britânico de Bermudas.

Publicidade

Segundo as informações das autoridades americanas, o catamarã Serenity, de 50 pés, estava a 265 milhas (426 quilômetros) da costa das Bermudas, quando pediu ajuda às 8h30 de domingo (10), o que levou a Guarda Costeira a alertar os navios próximos de Elizabeth City, na Carolina do Norte.

A Guarda Costeira solicitou assistência das embarcações próximas. O navio de cruzeiro Disney Treasure, que estava a cerca de 128 quilômetros de distância, respondeu.

Mesma foto, ampliada (Guarda Costeira dos Estados Unidos via Asahi)

O Disney Treasure é um navio de cruzeiro operado por uma empresa do grupo Disney e estava indo da Holanda, onde foi construído, para a Flórida, antes de ser lançado no Porto Canaveral, Flórida, Estados Unidos.

Após receber um pedido de socorro, o navio de cruzeiro mudou de rumo e utilizou um bote salva-vidas para resgatar as 4 pessoas do Serenity, que estava afundando pela inundação.

O capitão do Disney Treasure disse em comunicado: “Estamos satisfeitos por termos conseguido resgatar as vítimas. A tripulação trabalhou como uma equipe no resgate e exemplificou o sucesso de seu treinamento e dedicação à segurança”. 

Veja a chegada do Disney Treasure ao Porto Canaveral, puro luxo, na terça-feira.

Fontes: Asahi, CNN e ABC News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão