China comemora marco mundial de produção de 10 milhões de veículos com novas energias

As montadoras chinesas bateram esse marco pela primeira vez na história, liderando o mercado de veículos elétricos.

BYD vendido no Japão (reprodução)

Na China, a produção anual de veículos de novas energias, como os veículos elétricos (VEs), ultrapassou 10 milhões de unidades pela primeira vez este ano.

Publicidade

De acordo com a Associação de Fabricantes de Automóveis da China, a produção anual de veículos de nova energia no país era de apenas 18 mil em 2013, quando as estatísticas começaram, mas atingiu 1 milhão em 2018, e no ano 2022 chegou à marca dos 5 milhões. 

O ritmo de aumento acelerou, com a produção deste ano ultrapassando a marca dos 10 milhões de unidades, segundo anúncio na quinta-feira (14). 

A China é o primeiro país do mundo a produzir mais de 10 milhões de novos veículos energéticos anualmente, e os especialistas prevêem que a produção ultrapassará os 12 milhões até ao final deste ano.

A principal razão para o aumento é que as medidas do governo chinês para incentivar a substituição dos veículos, introduzidas como uma forma de estímulo econômico, estão tendo um efeito importante. No mês passado, os  novos veículos energéticos representaram cerca de metade das vendas de automóveis novos no país. As vendas estão em franco crescimento. 

Por outro lado, há movimentos para aumentar as tarifas dos VEs fabricados na China, por parte dos países da Europa e dos Estados Unidos, o que pode afetar os número de produção e exportação no futuro. Mas, as fabricantes chinesas estão se expandindo no Sudeste Asiático e América do Sul, construindo bases de produção locais.

Fileira de VEs pronta para o embarque no navio, na China (JNN)

Fontes: JNN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Primeiro amanhecer de 2025 a bordo do avião da ANA ou da JAL

Publicado em 15 de novembro de 2024, em Tome Nota

Para quem deseja ver de perto o primeiro nascer do sol de 2025 pode voar pela ANA ou JAL no pacote de voo especial.

Foto ilustrativa do nascer do sol visto do avião (JAL)

As duas maiores companhias aéreas do Japão – Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA) – já anunciaram seus pacotes de voo para apreciar o primeiro amanhecer do Ano Novo nas alturas. 

Publicidade

O First Sunrise Flight da ANA irá partir dos aeroportos de Haneda e de Narita. É preciso levantar-se cedo pois há necessidade de estar no aeroporto entre 4h e 5h.

Aeronave da ANA (Wikimedia)

Para quem embarcar de Haneda verá o primeiro nascer do sol do ano na rota de Tóquio para Ina (Nagano). Para os passageiros de Narita, o voo será sobre a província de Chiba.  

Todos os passageiros receberão uma refeição do tipo osechi, certificado de embarque e outros presentes especiais.

As tarifas dependem da classe (econômica ou premium), se é na janela, no meio ou no corredor, e do aeroporto de embarque, variando entre 35 mil a 95 mil ienes. O número de assentos é limitado a 150, portanto, é preciso fazer a reserva o mais rápido possível (link aqui).   

JAL oferece voos a partir de Haneda, Narita e Centrair

Aeronave da JAL (reprodução)

A JAL tem mais opções de voos, partindo de 3 aeroportos – Haneda, Narita e Centrair – com duração de cerca de 1 hora e meia.

O que parte de Haneda é para 350 passageiros, fará uma rota próxima ao Monte Fuji, depois pelos Alpes do Sul, sobrevoa Nikko (Tochigi) e volta para o aeroporto. A partida é às 5h45 e a tarifa varia entre 29,9 mil (sozinho) a 208 mil ienes (casal ou dupla). 

A outra rota, de Narita, parte às 5h35, é para 190 passageiros, passa ao longo da costa de Tateyama (Chiba), o primeiro ponto de observação do nascer do sol, sobrevoa as Ilhas Izu  e retorna. A tarifa começa com 27 mil (sozinho) e vai até 188 mil ienes (par).

Para quem vive na região Tokai, pode escolher a partida pelo Centrair (Aichi), às 5h40, para 150 passageiros. Sobrevoará a costa de Enshu (Shizuoka), passa sobre Minamiboso para ver o primeiro nascer do sol, segue para perto do Monte Fuji e retorna. A tarifa varia de 28 mil (sozinho) a 154 mil ienes (o par). 

O serviço de bordo oferecerá uma refeição do tipo osechi, vinho sparkling, sobremesa, brindes e muito mais para começar o Ano Novo com o pé direito.

As reservas já estão sendo aceitas pela página especial (link aqui). Verá 3 abas – Haneda, Narita e Chubu (Centrair) – escolha uma delas para seguir para a reserva. 

Ótimo voo!

Espumante e refeição ‘osechi’ (JAL)

Fontes: divulgação

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão