Zao: paraíso dos monstros de neve pode desaparecer

Comparando ao mesmo período em 2012 e 2023, formações recentes de juhyo parecem notavelmente mais finas e a causa não é falta de neve.

As formações lembram figuras de monstros cobertas de neve (banco de imagens)

Os icônicos monstros de neve de Zao, as árvores cobertas de neve conhecidas como “juhyo” localizadas nas montanhas entre as províncias de Yamagata e Miyagi, enfrentam uma ameaça existencial.

Publicidade

Essas árvores gigantescas têm sido há muito tempo um destaque de inverno na região, lembrando figuras de monstros cobertas de neve. Entretanto, suas sobrevivências estão agora sob ameaça grave.

Um especialista em juhyo, o professor emérito da Universidade de Yamagata, Fumitaka Yanagisawa, alerta sobre o risco iminente. “Se as coisas continuarem dessa maneira, os monstros de neve não vão se formar eventualmente”.

Comparando ao mesmo período em 2012 e 2023, formações recentes de juhyo parecem notavelmente mais finas. Ao contrário do que alguém possa esperar, a causa não é falta de neve.

“O que estamos vendo é uma morte completa. Quando as folhas desaparecem, sobram apenas as ramificações. Então, quando as ramificações se partem, tudo que resta é o tronco”, explica Yanagisawa.

As ramificações, essenciais para coletar e reter neve, vêm morrendo, tornando-as incapazes de formar a juhyo.

Fotos que comparam as mesmas árvores há 13 anos revelam que muitas ramificações desapareceram, deixando apenas os troncos. A culpada por trás da morte parece ser uma infestação de peste, influenciada pela mudança climática.

“Com temperaturas em elevação, fica mais fácil para insetos sobreviverem e se reproduzirem, contribuindo provavelmente para o que estamos vendo agora”, cita Yanagisawa.

Como o aquecimento global ajuda populações de peste prosperarem, as árvores que formam juhyo estão mais vulneráveis do que nunca.

Mesmo assim, Yanagisawa acredita que pode haver soluções para restabelecer esses monstros de neve, como replantar árvores no lado montanhoso e cultivar sementes para encorajar futuro crescimento.

Fonte: News on Japan

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

China comemora marco mundial de produção de 10 milhões de veículos com novas energias

Publicado em 15 de novembro de 2024, em Ásia

As montadoras chinesas bateram esse marco pela primeira vez na história, liderando o mercado de veículos elétricos.

BYD vendido no Japão (reprodução)

Na China, a produção anual de veículos de novas energias, como os veículos elétricos (VEs), ultrapassou 10 milhões de unidades pela primeira vez este ano.

Publicidade

De acordo com a Associação de Fabricantes de Automóveis da China, a produção anual de veículos de nova energia no país era de apenas 18 mil em 2013, quando as estatísticas começaram, mas atingiu 1 milhão em 2018, e no ano 2022 chegou à marca dos 5 milhões. 

O ritmo de aumento acelerou, com a produção deste ano ultrapassando a marca dos 10 milhões de unidades, segundo anúncio na quinta-feira (14). 

A China é o primeiro país do mundo a produzir mais de 10 milhões de novos veículos energéticos anualmente, e os especialistas prevêem que a produção ultrapassará os 12 milhões até ao final deste ano.

A principal razão para o aumento é que as medidas do governo chinês para incentivar a substituição dos veículos, introduzidas como uma forma de estímulo econômico, estão tendo um efeito importante. No mês passado, os  novos veículos energéticos representaram cerca de metade das vendas de automóveis novos no país. As vendas estão em franco crescimento. 

Por outro lado, há movimentos para aumentar as tarifas dos VEs fabricados na China, por parte dos países da Europa e dos Estados Unidos, o que pode afetar os número de produção e exportação no futuro. Mas, as fabricantes chinesas estão se expandindo no Sudeste Asiático e América do Sul, construindo bases de produção locais.

Fileira de VEs pronta para o embarque no navio, na China (JNN)

Fontes: JNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão