O McDonald’s está investindo US$100 milhões para trazer consumidores de volta após um surto de intoxicação alimentar por E.coli ligado a cebolas usadas no lanche Quarter Pounder da rede de fast-food.
Os investimentos incluem US$65 milhões que irão diretamente para as franquias mais afetadas, disse a companhia.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA disse que cebolas cruas fatiadas nos lanches Quarter Pounder eram provavelmente a fonte da E.coli. A Taylor Farms na Califórnia recolheu cebolas potencialmente ligadas ao surto.
O estado do Colorado registrou pelo menos 30 casos, Montana 19, Nebraska 13 e Novo México 10.
As doenças foram reportadas entre 12 de setembro e 21 de outubro. Pelo menos 104 pessoas adoeceram e 34 foram hospitalizadas, de acordo com funcionários federais de saúde.
Uma pessoa morreu no Colorado e 4 pessoas desenvolveram uma complicação por doença renal potencialmente perigosa.
A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) disse que “não parece ser uma preocupação de segurança alimentar contínua relacionada a esse surto nos restaurantes do McDonald’s”.
Entretanto, o surto prejudicou as vendas da companhia.
E.coli
A Escherichia coli (mais conhecida pela abreviatura E. coli), é uma bactéria bacilar Gram-negativa que se encontra normalmente no trato gastrointestinal inferior dos organismos de sangue quente (endotérmicos).
A maioria das estirpes de E. coli são inofensivas, mas alguns sorotipos podem causar graves intoxicações alimentares nos seres humanos, e são ocasionalmente responsáveis pelo recall de produtos alimentícios devido a sua contaminação.
Fonte: Japan Today