Sucessivos casos de gripe aviária já começam a afetar preço do ovo de galinha

Por causa da gripe aviária, mais de 1 milhão de galinhas já foram abatidas. O governo faz reunião de emergência.

Foto ilustrativa de uma cartela de ovos de galinha (JNN)

A gripe aviária está ocorrendo a uma taxa comparável ao máximo histórico de 2022 e há preocupações de que os preços dos ovos subam.

Publicidade

O primeiro caso de gripe aviária desta temporada foi confirmado em Hokkaido no mês passado, mais cedo do que a época considerada normal.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas (MAFF), desde então, ocorreram mais 9 casos em todo o país e aproximadamente 1,21 milhão de galinhas foram abatidas em 8 províncias.

Há preocupações de que os preços dos ovos de galinha aumentem a uma taxa comparável a 2022, quando o país amargou a pior epidemia da história.

De acordo com JA Zen-Noh Tamago (cooperativa), o preço de atacado por quilograma do ovo de tamanho M é de 280 ienes a partir de quarta-feira (20), um aumento de mais de 10% em relação ao ano passado.

Os preços têm subido durante três meses consecutivos devido ao menor número de ovos postos pelas galinhas devido ao calor intenso, e há preocupações de que a propagação da gripe aviária encareça ainda mais.

Na quinta-feira (21), o MAFF planeja realizar uma reunião de emergência com os representantes de cada província para discutir a situação atual e os pontos-chave para contramedidas.

O penúltimo caso de gripe aviária foi na província de Gifu e, na quarta-feira foi confirmado na cidade de Izumi (Kagoshima), o primeiro da província e 10.º do país.

Fontes: JNN e MAFF

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japonês é condenado a 30 anos de reclusão por latrocínio

Publicado em 21 de novembro de 2024, em Crime

Além do crime de assassinato, o réu em questão, roubou a vítima. Em audiências anteriores mencionou que havia possibilidade de matar outra pessoa.

O japonês quando foi preso (FNN)

Na quarta-feira (20), o Tribunal Distrital de Kanazawa (Ishikawa), condenou o réu no julgamento com júri pelo assassinato e roubo de uma mulher em um hotel na cidade de Hakusan (Ishikawa), em setembro do ano passado, a 30 anos de prisão, conforme solicitado pela acusação.

Publicidade

O réu que recebeu a sentença foi 中村信之, 55, japonês, da mesma cidade onde aconteceu o crime.  

De acordo com o veredicto, Nakamura matou uma mulher de 23 anos com uma faca em um hotel na cidade de Hakusan em setembro passado. Além de roubar o dinheiro dela, ele foi encontrado em posse da arma branca quando foi levado sob custódia na cidade de Kanazawa.

Quando o juiz proferiu a sentença no tribunal, conforme a solicitação da acusação, perguntou ao réu “você entendeu?”, e a resposta foi em voz clara, dizendo “sim”.

“Esse foi um crime brutal baseado numa forte intenção assassina, incluindo atrair a vítima, que ele não conhecia, para um hotel e esfaqueá-la várias vezes”, explicou o juiz. 

Por outro lado, pode-se considerar que o réu reconheceu os fatos e contribuiu para o esclarecimento da veracidade desse crime. Nas sessões anteriores, o réu disse que “fiquei desesperado depois de perder o meu emprego e decidi realizar o desejo de cometer um assassinato. Ainda há possibilidade de matar alguém”.

Fontes: NTV e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão