A gripe aviária está ocorrendo a uma taxa comparável ao máximo histórico de 2022 e há preocupações de que os preços dos ovos subam.
O primeiro caso de gripe aviária desta temporada foi confirmado em Hokkaido no mês passado, mais cedo do que a época considerada normal.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas (MAFF), desde então, ocorreram mais 9 casos em todo o país e aproximadamente 1,21 milhão de galinhas foram abatidas em 8 províncias.
Há preocupações de que os preços dos ovos de galinha aumentem a uma taxa comparável a 2022, quando o país amargou a pior epidemia da história.
De acordo com JA Zen-Noh Tamago (cooperativa), o preço de atacado por quilograma do ovo de tamanho M é de 280 ienes a partir de quarta-feira (20), um aumento de mais de 10% em relação ao ano passado.
Os preços têm subido durante três meses consecutivos devido ao menor número de ovos postos pelas galinhas devido ao calor intenso, e há preocupações de que a propagação da gripe aviária encareça ainda mais.
Na quinta-feira (21), o MAFF planeja realizar uma reunião de emergência com os representantes de cada província para discutir a situação atual e os pontos-chave para contramedidas.
O penúltimo caso de gripe aviária foi na província de Gifu e, na quarta-feira foi confirmado na cidade de Izumi (Kagoshima), o primeiro da província e 10.º do país.
Fontes: JNN e MAFF