Na noite de quinta-feira (21), a Polícia da Província de Shizuoka informou que prendeu um cidadão brasileiro, 31 anos, trabalhador na demolição e residente na cidade de Motosu (Gifu), sem divulgar seu nome.
É suspeito de tentativa de furto qualificado, pois teria quebrado o vidro e danificado as paredes internas de um santuário xintoísta na cidade de Shimada (Shizuoka).
Segundo a polícia, por volta das 23h30 de 26 de março de 2022, o brasileiro teria arrombado esse santuário xintoísta, causando um prejuízo de aproximadamente 80 mil ienes pelos danos consideráveis no imóvel.
No entanto, parece que não deu tempo para furtar o contido na caixa de oferendas.
Acontece que ele, depois de invadir o santuário xintoísta, teria entrado no terreno de uma casa próxima com outras pessoas, fazendo barulho, por isso, o residente chamou a polícia dizendo que “tem estrangeiros suspeitos aqui”.
Quando a polícia chegou os homens já tinham ido embora. No entanto, um morador relatou que viu estrangeiros vindos do santuário. Quando os policiais foram ao local encontraram os danos.
O dinheiro tinha sido deixado na caixa de doações, por isso a polícia está investigando detalhadamente o propósito dessa invasão do santuário xintoísta, além de querer saber quem são seus cúmplices nessa ocasião.
O furto qualificado é um crime que se caracteriza por ser mais grave do que o furto simples, devido à utilização de técnicas específicas, como arrombamento, destruição, rompimento de um bem para acesso a outros bens, abuso de confiança ou fraude.
Fonte: SBS