Post em japonês do Elon Musk: wabi-sabi, saiba o que significa

O público japonês e do mundo ficou intrigado com o motivo do post em japonês. Teria conotação política ou ele simplesmente gosta dessa filosofia?

Reprodução do post de Elon Musk, noite de quinta-feira no Japão (FNN)

Elon Musk, 53, empresário americano e dono do X (antigo Twitter), publicou um post na quinta-feira (21), horário de Tóquio, e no fim de quarta-feira (20), horário dos EUA, com uma palavra japonesa escrita em kanji e logo entrou nos trending topics.  

Publicidade

Nesse dia, Musk fez uma série de posts e repostagens em inglês. O presidente eleito Donald Trump, 78, publicou novamente uma postagem criticando o Partido Democrata e, comentou concordando “Isso é importante”. Logo depois simplesmente escreveu 侘び寂び (lê-se wabi sabi). 

A essência do wabi-sabi

Exemplo de itens de decoração wabi-sabi (PM)

É um conceito filosófico japonês, o qual expressa um senso único de beleza e sensibilidade, de transitoriedade e na aceitação da imperfeição do ser humano. 

O kanji 侘び tem o significado que celebra algo humilde, simples ou imperfeito, o que combinado com 寂び, algo antigo, pitoresco, manchado ou solitário, expressa o belo que é imperfeito, incompleto e fugaz ou efêmero.

Os internautas do Japão e do mundo se espantaram com esse post e muitos explicaram o que é wabi-sabi.

Wabi é a sensação de que as coisas humildes e simples têm gosto, e sabi é um conceito que vê a beleza como a mudança em que a essência interior se revela na superfície”, escreveu uma pessoa em japonês, traduzido livremente para o português.

Kazuhiro Haraguchi, 65, membro da Câmara dos Representantes do Partido Democrático Constitucional do Japão, escreveu em resposta: “Wabi-sabi: Todas as coisas mudam com o tempo. Um senso de beleza que permite sentir a compaixão pelas coisas que mudam”.

Um internauta japonês comentou: “É interessante poder ler as várias explicações em inglês sobre o wabi-sabi”.

Essa não foi a primeira vez que Elon Musk publica post em japonês. Em 23 de julho de 2023 postou 侘寂, sem incluir os hiraganas.

Veja o post dele e as respostas de pessoas de diversos países.

Fontes: X, Chunichi e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cerca de mil funcionários atendem à demissão voluntária na Nissan americana

Publicado em 22 de novembro de 2024, em Sociedade

Ainda está bem longe dos 9 mil que a Nissan irá cortar pela crise dentro da montadora japonesa, que não conseguiu acompanhar a evolução dos veículos descarbonizados.

Logo da Nissan (JNN)

Na quinta-feira (21), a Nissan Motor anunciou que aproximadamente 6% dos seus funcionários da sua subsidiária norte-americana solicitaram aposentadoria (demissão) voluntária, em resposta ao recrutamento entre abril e setembro deste ano.  

Publicidade

Embora o número detalhado dos cortes de empregos não tenha sido divulgado, acredita-se que sejam cerca de 900 a mil pessoas. Essa leva de demissão voluntária faz parte do plano da Nissan para reduzir a sua força de trabalho em todo o mundo, em um esforço para recuperar o desempenho dos seus negócios.

Os funcionários que se inscreveram para o plano de demissão voluntária deverão ser desligados ainda este ano. Segundo a montadora, são todos de departamentos indiretos.

A Nissan anunciou em 7 deste mês que seu lucro líquido consolidado para o período de abril a setembro de 2024 foi de 19,2 bilhões de ienes, uma queda de 94% em relação ao mesmo período do ano passado. Anunciou também que reduziria a sua capacidade de produção global em 20% e cortaria 9 mil empregos, ou pouco menos de 10% da força de trabalho total.

A montadora japonesa não conseguiu introduzir veículos híbridos (HV), que são populares no mercado norte-americano, e os novos não venderam bem. O resultado operacional consolidado no mercado norte-americano no período abril-setembro foi um déficit de 4,1 bilhões de ienes, uma deterioração significativa em relação ao mesmo período do ano anterior (superávit de 241,3 bilhões de ienes).

A Nissan não divulgou neste momento o número de funcionários que serão cortados além desse plano de demissão voluntária, nem as regiões ou fábricas que estarão sujeitas a reduções na capacidade de produção.

Fontes: Nikkei e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão