Como acontece anualmente, o maior evento para definir a vaca campeã de Matsusaka (Mie) e tão esperado pelos pecuaristas da região, foi realizado no domingo (24).
A 73.ª edição da competição foi realizada na cidade de Matsusaka para determinar a campeã do Matsusaka Beef, uma das três principais variedades de carne bovina wagyu do Japão.
A campeã de wagyu de Matsusaka deste ano, foi o Tomomi número 7, de 689 quilogramas, criada por Noriaki Nakao, entre as 50 fêmeas finalistas expostas para a competição realizada no Agricultural Park Bell Farm. Tudo na vaca é analisado, desde a pelagem, o porte, como a carne é distribuída, entre outros quesitos, pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Pecuária da Província de Mie.
As melhores foram ao costumeiro leilão e a Tomomi n.º 7 recebeu o lance final de 30,32 milhões de ienes pela Asahiya, um açougue famoso na cidade de Tsu (Mie).
Isso significa que um quilo dessa carne wagyu preciosa custa pouco mais de 44 mil ienes.
“Comparado com as outras vacas, está bem organizada no geral, que é o que sempre quis fazer, por isso estou feliz por ter conseguido assumir a liderança”, declarou o pecuarista vencedor. Prometeu continuar se empenhando para obter novos títulos nos próximos anos.
Fontes: CBC TV e CTV/NTV