Um homem na China que foi demitido por tirar um cochilo de 1 hora após trabalhar até tarde no dia anterior ganhou o caso e recebeu 350 mil iuans (US$48 mil) em indenização, espalhando discussões entre usuários da web.
Identificado como Zhang, cuja idade não foi revelada, trabalhava como gerente de departamento em uma empresa química em Taixing, na província de Jiangsu, no sudeste da China.
Ele dedicou duas décadas de serviço à empresa.
No início deste ano, Zhang foi demitido após câmeras de vigilância terem filmado ele dormindo em sua mesa após uma motivação relacionada a trabalho que se estendeu até a meia-noite.
Duas semanas após o incidente, o departamento de Recursos Humanos (RH) da companhia divulgou um relatório declarando que Zhang havia sido “pego dormindo no trabalho devido à exaustão”, um documento que ele assinou.
De acordo com um registro de conversa no WeChat que circulou online, um funcionário do RH perguntou: “Gerente Zhan, por quanto tempo você dormiu naquele dia?”, e ele respondeu: “Cerca de 1 hora”.
Posteriormente, após se consultar com a união trabalhista, a companhia emitiu um aviso de demissão formal para Zhang, citando uma violação grave de regulamentos da companhia.
A companhia demitiu Zhang por dormir no serviço, falhando em considerar que ele estava cansado porque havia trabalhado até tarde na noite anterior.
Zhang considerou a demissão injusta e processou a empresa
Acreditando que a demissão era injusta, Zhang moveu prontamente uma ação judicial contra a companhia.
Ao avaliar o caso, o tribunal reconheceu que enquanto empregadores tenham o direito de encerrar contratos por violação de regulamentos, tais términos devem aderir a condições específicas, incluindo causar prejuízo significante.
“Dormir no trabalho foi uma violação primária e não resultou em danos graves para a companhia”, explicou Ju Qi, juiz no Tribunal Popular de Taixing.
Além disso, dados os 20 anos de trabalho de Zhang na empresa, caracterizado por desempenho excelente, promoções e aumentos salariais, foi determinado que demiti-lo por uma única infração foi um ato exagerado e irracional.
Finalmente, o tribunal decidiu em favor de Zhang, ordenando que a companhia o indenizasse em 350 mil iuans.
O caso inflamou discussões online
“Dormir no trabalho é realmente errado, mas as ações da companhia foram muito duras. Se erros mínimos podem levar à demissão, isso torna os cortes de funcionários muito fáceis”, disse um usuário da internet.
“Que tipo de sorte é essa? Acordar e se deparar com 350 mil iuans depositados em sua conta bancária”, disse outro.
Fonte: SCMP