Motorista de táxi estrangeiro mostra seu contracheque e o valor líquido é surpreendente

Um motorista de táxi pode ganhar mais do que se imagina e viver em uma cidade cujo custo de vida é considerado baixo.

Um dos motoristas estrangeiros da empresa de táxi (TVQ)

Obter uma carteira de motorista da Categoria 2, para poder exercer a profissão de motorista de táxi, pode não ser tão fácil para os estrangeiros. Mas é possível, mesmo que tente 2, 5, 6 ou 8 vezes. Com o objetivo de aumentar o número de motoristas estrangeiros, a partir deste ano, a prova passou a ser realizada em 20 idiomas, incluindo inglês, português e espanhol, na maior parte das províncias.

Publicidade

Uma pequena empresa de táxi na cidade de Fukuoka (província homônima) tem motoristas de vários países, como do Peru e Estados Unidos. Dos 46 taxistas, 12 são estrangeiros. Eles representam 25% do quadro. 

“Esta indústria tem mão de obra que está envelhecendo e é difícil para os jovens entrarem nela. De qualquer forma, queremos ter uma força de trabalho mais jovem, por isso pensamos em contratar muitos motoristas estrangeiros”, declarou o diretor da Toei Taxi, Yuki Nakazato.

A reportagem da TVQ verificou os resultados das vendas. Em 1.º e 2.º lugares estão os estrangeiros

Motorista de táxi peruano que deixou Shizuoka (TVQ)

Na Toei Taxi, a idade média de idade dos motoristas japoneses é superior a 60 anos. Os estrangeiros estão se tornando o núcleo da força de trabalho, substituindo os motoristas mais velhos que têm dificuldade em trabalhar a tempo integral.

Para dar suporte ao condutor estrangeiro, essa companhia de táxi oferece 300 mil ienes para as taxas de treinamento e os exames necessários para obtenção da carteira de motorista da Categoria 2. Além disso, ao ingressar sem experiência, fornece um salário diário de 8 mil ienes até ser aprovado no teste.

O motorista de táxi Eduardo, peruano, com 9 meses de experiência nessa empresa, contou que “há muitos clientes em Fukuoka e não há tanta oferta de táxi, por isso as vendas são incríveis”. Deixou Shizuoka para se instalar em Fukuoka por causa do trabalho. Quando o repórter pediu para mostrar seu contracheque, o seu último salário líquido foi de 630 mil ienes em outubro, mês que trabalhou 26 dias. 

Contracheque do motorista peruano, com destaque para o salário líquido (TVQ)

Por que se ganha bem em Fukuoka

Fukuoka ocupa o 9.º lugar no Japão em termos de renda para motoristas de táxi por província. Por outro lado, as pesquisas mostram que o custo de vida é o 5.º mais baixo. Então, com uma renda relativamente alta e com o custo de vida baixo, torna-se um lugar atrativo. 

Além disso, “as vias públicas em Fukuoka são mais fáceis de dirigir do que as de Tóquio”, apontou o motorista de táxi peruano.

Como fez o peruano que trocou a província de Shizuoka por Fukuoka, trabalhar de motorista de táxi pode ser uma alternativa lucrativa para o estrangeiro, especialmente em cidades grandes como Fukuoka, mais tranquila para dirigir do que nas grandes capitais como Tóquio e Osaka ou em cidade turística como Quioto, onde o trânsito é difícil. 

Eduardo, o motorista de táxi peruano (TVQ)

Fontes: TVQ

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Oito mil peixes torafugu mortos, cujo vilão pode ser outra espécie

Publicado em 26 de novembro de 2024, em Sociedade

Os peixes torafugu são mais caros do que os baiacus comuns e, morreram subitamente, causando estranheza para a empresa que os cria.

Foto ilustrativa de torafugu (Gov. Prov. Aichi)

Aproximadamente 8 mil unidades do peixe torafugu ou peixe-balão, da mesma espécie do baiacu, mas maior e mais valorizado, foram encontrados mortos na piscicultura na cidade de Shimonoseki (Yamaguchi). 

Publicidade

Segundo informou a prefeitura na segunda-feira (25), essa constatação foi em 21 deste mês, de morte não natural, na baía adjacente ao Mercado Minamikaze Tomari, a maior piscicultura de torafugu do Japão.  

A prefeitura da cidade e outras autoridades estão realizando  uma investigação detalhada dos peixes encontrados mortos dentro dos corves, recipientes usados para conter a criação debaixo d’água.

Suspeita-se que a causa foi a entrada de um grande número de sardinhas na baía, levando à falta de oxigênio no mar. Descobriu-se que ao redor dos corves não havia maré vermelha, mas sim um número gigantesco de sardinhas. Isso foi confirmado por uma pessoa relacionada à pesca.

A prefeitura também informou que este ano houve uma pesca mais intensa de sardinhas, acima do normal. O influxo delas pode ter causado a falta de oxigênio, causando mortes em massa dos peixes torafugu

Piscicultura de torafugu (NHK)

Fonte: NHK 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão