Na segunda-feira (25) a maior fábrica de pneus do Japão – Bridgestone – anunciou que irá investir 27 bilhões de ienes em 3 fábricas nacionais, que são as principais bases de produção dos pneus de mais de 20 polegadas para automóveis.
Os investimentos serão nas fábricas de Hikone (Shiga), de Tosu (Saga) e de Tochigi (província homônima). A empresa anunciou planos para aumentar sua capacidade de produção em aproximadamente 3 mil pneus desse tipo por dia.
O projeto está programado para começar em etapas, a partir do início de 2025 até a conclusão no final de 2028.
Essa expansão e reforço da capacidade produtiva insere-se no investimento estratégico do plano de negócios de médio prazo da empresa (2024-2026), e é compatível com a tecnologia da plataforma de design de produto, o Enliten, que se posiciona como um novo premium na era dos veículos elétricos (VE). Isso visa aumentar e fortalecer a produção global de pneus “ultra” de alta polegada para automóveis.
No mercado de reposição, onde a procura por pneus de alta polegada continua a crescer, aproveitará ao máximo a crescente procura e promoverá o desenvolvimento de produtos “de longe o melhor” equipados com Enliten. Para os veículos novos, em antecipação ao regresso da procura à utilização comercial e à mudança para VEs, serão feitos esforços para reforçar a abordagem aos modelos de veículos premium e VEs premium.
Atualmente, a fábrica de Hikone produz 55,6 mil pneus por dia, para carros de passeio, radiais e para caminhões pequenos.
Já a fábrica de Tosu é responsável por 18,8 mil pneus radiais para veículos de passeio por dia.
Na fábrica de Tochigi, situada na cidade de Nasushiobara, são produzidas diariamente 12,3 mil unidades de pneus para carros, caminhões, ônibus, radiais para caminhões pequenos e para monotrilhos.
Enliten é o nome dado para a tecnologia de design do produto para melhorar o desempenho dos pneus, voltada para atender à demanda dos clientes, da mobilidade e da customização.
Fonte: divulgação