Um avião de carga da DHL caiu no Aeroporto de Vilnius na Lituânia na manhã de segunda-feira (25), causando a morte de 1 pessoa no que o ministro de Relações Exteriores da Alemanha disse posteriormente ter sido um acidente ou ataque híbrido em “tempos voláteis”.
As outras 3 pessoas a bordo ficaram feridas e pelo menos 1 delas estava em condição crítica de saúde. Chamas e fumaça cobriram os destroços do avião enquanto equipes dos bombeiros tentavam extinguir o fogo.
Autoridades lituanas disseram que não havia indicação de sabotagem até agora, embora a Alemanha esteja investigando vários focos de fogo causados por dispositivos incendiários escondidos em pacotes em um depósito em Leipzig para entrega pela DHL no início deste ano. Autoridades alemães também estavam investigando a queda na segunda-feira.
Países europeus manifestaram preocupações repetidas sobre a vulnerabilidade de infraestrutura civil, preocupações as quais também surgiram após rompimentos inexplicados de 2 cabos de fibra ótica no Mar Báltico na semana passada.
O Boeing 737-400, que caiu por volta das 3h30, era operado pela companhia aérea Swiftair em nome da DHL, um grupo de logística alemão, e havia partido de Leipzig, na Alemanha, por volta das 2h08, de acordo com o site Flightradar24.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA está liderando uma equipe de investigadores que também incluirá a Boeing e a Administração Federal de Aviação para viajar à Lituânia a fim de auxiliar na investigação do Ministério dos Transportes do país.
Fonte: Channel News Asia