O inseto chamado Aromia bungii (クビアカツヤカミキリ em japonês), uma espécie (de besouro) nativa da China, Península Coreana e Vietnã, que danifica lenha e árvores, foi encontrado pela primeira vez na província de Mie.
Foi encontrado em outubro, em uma certa quantidade que causou danos, nas cidades de Kuwana e Yokkaichi.
De acordo com um funcionário da província, na cidade de Yokkaichi, os excrementos misturados com larvas e lascas de madeira foram encontrados em três cerejeiras no Parque Nanbu Kyuryo.
Esse inseto que também é uma praga deve ter entrado no Japão misturado com cargas e outras mercadorias. Ele devora e mata árvores vivas, incluindo cerejeiras, pêssegos, ameixas e outras árvores. Os adultos têm de 2 a 4 centímetros de comprimento. Os adultos torácicos pretos e brilhantes exalam um odor almiscarado. Tem uma capacidade reprodutiva muito forte.
No Japão, foi descoberto pela primeira vez na província de Aichi em 2012 e sua distribuição se expandiu por todo o país. Em janeiro de 2018, foi designada como espécie invasora especificada pela Lei de Espécies Exóticas, e é proibido transportá-la, procriá-la, armazená-la e vendê-la viva.
As informações coletadas serão compiladas em um mapa, que será publicado no site da província de Mie em janeiro de 2025 e atualizado conforme apropriado.
Esse inseto tem cores negra e vermelha, não há relatos de que morda ou pique humanos, ou que seja venenoso. Mas é um inseto que danifica as árvores mencionadas. É preocupante para o Japão, pois as cerejeiras são consideradas quase que um patrimônio.
O governo local criou uma página online para que as pessoas que encontrarem larvas ou o inseto possam reportar, com a finalidade de coleta de informações e medidas combativas.
Fonte: You Yokkaichi