Soube-se na quinta-feira (28) que por volta das 16h30 do dia anterior, um balão a gás hélio que seria utilizado no evento de iluminação 鏡花水月 (Kyoka Suigetsu), na Praça Sannomaru do Castelo de Himeji, na cidade homônima (Hyogo), foi lançado acidentalmente no céu.
Isso aconteceu enquanto a equipe estava transportando balões cheios com gás hélio, e um deles não estava bem preso com as cordas.
O balão é feito de cloreto de vinil e tem diâmetro de 2,3 metros. Possui lâmpadas embutidas de diodo emissor de luz (LED), cordas e acessórios de metal, e tem peso total de 3 quilos.
O gás em seu interior não é tóxico nem inflamável e, quando cai, forma um paraquedas e desce lentamente, mas é considerado perigoso se cair nos trilhos ou nas vias públicas. O gás é liberado após cerca de 3 horas, por isso o balão já caiu em algum lugar.
Os organizadores disseram que “até o momento, não recebemos informações sobre quaisquer danos causados pela queda do balão e queremos tomar medidas completas para evitar que isso aconteça novamente”.
O evento começou na noite de 22 deste mês e segue até 11 de dezembro e contará com vários grandes balões em forma de lua amarrados com cordas e suspensos a aproximadamente 15 metros acima do solo. O cenário é montado todas as tardes e retirado à noite.
A agência que organiza o evento pede que quem souber onde o balão caiu, pode fazer contato pelo telefone 079-280-8883.
Fontes: NHK e Kobe Shimbun