O jornal econômico de Chubu (Chubu Keizai) informou na manhã de sexta-feira (29) que a Toyota Motor formulou um plano de aumento de produção para os próximos três meses.
Segundo a montadora, entre dezembro e fevereiro de 2025, fixou o aumento da produção global em cerca de 2,4 milhões de unidades, com acréscimo de 5,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
No exterior, a produção de alto nível continuará, principalmente na América do Norte.
Em particular, está previsto um aumento da produção nacional, em um esforço para compensar a suspensão parcial no primeiro semestre de 2024 devido ao problema da fraude de certificação.
A Toyota Motor quer aumentar a produção de suas plantas do Japão em 13%.
Recuperação do tempo de produção suspensa
Em 8 de agosto, a Toyota anunciou que rebaixou o seu plano de produção global de 10,3 milhões de unidades de carros para aproximadamente 9,8 milhões no exercício fiscal de 2024 (vai até março de 2025).
O motivo foi a produção afetada pelas paralisações por causa da fraude de certificação. Assim, a sua produção global no primeiro semestre deste ano foi superior a 4,64 milhões de unidades, o que já é 5% inferior ao mesmo período do ano passado.
Pelo visto, as plantas japonesas da Toyota terão um incremento substancial da produção para recuperar não só a paralisação por causa da fraude como também das suspensões por outro motivo, principalmente na região Tokai.
Fontes: Chubu Keizai Shimbun e NHK