Em 25 de novembro, o governo da província de Aichi informou que uma ave silvestre, a Mareca penelope da família Anatidae (patos, gansos e cisnes), foi encontrada morta, na cidade de Obu.
Como havia possibilidade de ter sido infectada pela gripe aviária, foi feito um exame e, de fato, constatou-se que é do tipo altamente patogênica, com elevada taxa de mortalidade.
Esse tipo de ave, parecido com um pato, foi encontrado nas instalações de uma fábrica.
Posteriormente, foi feito um teste genético realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, cujo resultado revelou que da alta patogenicidade. Foi o primeiro caso confirmado na província de Aichi.
Como há 3 granjas de galinhas em um raio de 3 quilômetros onde o pato infectado foi encontrado, estão sendo monitoradas pelo governo da província de Aichi e pelo Ministério do Meio Ambiente. Até sábado (29) não foi encontrada nenhuma anormalidade.
Desde o primeiro caso encontrado em 17 de outubro em Hokkaido, vem sendo confirmadas infecções em várias outras províncias, totalizando 11 granjas em 9 províncias.
A situação é preocupante pois se aproxima a época de entrega de bolos de Natal, cuja demanda de ovos aumenta sensivelmente.
Fontes: Tokyo Shimbun, Nishi Nippon, FNN e MAFF