Mais uma onda de aumento de preços no Japão de janeiro a abril de 2025

Segundo empresa de pesquisa, os preços aumentarão para mais de mil itens só em janeiro e a tendência de subida continuará por todo o ano de 2025.

As companhias dizem que os custos mais altos de matéria-prima estão fazendo com que os produtos fiquem mais caros (ilustrativa/banco de imagens)

Consumidores no Japão estão prestes a enfrentar mais uma onda de aumentos de preços de produtos alimentícios.

Publicidade

Segundo uma empresa de pesquisa, fabricantes de alimentos estão determinadas a aumentar os preços de quase 4 mil itens entre janeiro a abril de 2025.

As companhias culpam os custos mais altos de matéria-prima.

A Teikoku Databank diz que coletou dados de preços de 195 fabricantes de alimentos nacionais, citando que os valores aumentarão para mais de mil itens só em janeiro e a tendência de subida continuará por todo o ano.

Consumidores vão pagar mais em 1.251 produtos com teor alcoólico e outras bebidas, o maior número de itens que terá aumento de preço.

Esses são seguidos por produtos de pães a mais de 1.220.

Mais de mil itens de alimentos processados ficarão mais caros. Isso inclui comida congelada e produtos de bolo de arroz.

A razão principal dada para os aumentos de preços é o custo mais alto de matéria-prima, a mesma deste ano, mas as fabricantes também citaram aumentos nos gastos com distribuição e pessoal.

Para 2024, espera-se que um total de 12.520 itens alimentícios registre aumentos de preços, uma queda de aproximadamente 60% ante o ano anterior.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Número de malas descartadas no Aeroporto de Kansai aumenta novamente

Publicado em 2 de dezembro de 2024, em Sociedade

Acredita-se que na maioria dos casos, os viajantes largam suas malas para trás após comprarem uma nova ou porque elas estão quebradas.

Malas são descartadas perto de latas de lixo ou deixadas em vários locais no aeroporto (ilustrativa/banco de imagens)

Com o número de passageiros se recuperando no Aeroporto Internacional de Kansai (Osaka) após a pandemia de coronavírus, a quantidade de malas abandonadas ou descartadas em seus terminais está em alta novamente, colocando um peso a mais no trabalho de funcionários.

Publicidade

Quando malas são coletadas é necessário confirmar que elas não representam perigo, o que requer uma inspeção demorada que leva até 20 minutos, e o custo de descarte também é incorrido.

Um funcionário do aeroporto encorajou o uso de um serviço que aceita malas desnecessárias de passageiros, enfatizando, “Jamais as abandone (nos terminais)”.

Malas são descartadas perto de latas de lixo ou deixadas em vários locais no aeroporto, como áreas de reembalagem de bagagem e escadas onde não há muito movimento de pessoas.

Acredita-se que na maioria dos casos, os viajantes largam suas malas para trás após comprarem uma nova ou porque elas estão quebradas.

O abandono e descarte de malas no Aeroporto de Kansai vinha sendo um problema mesmo antes da pandemia de coronavírus.

De acordo com a operadora Kansai Airports Co., houve 549 casos de abandono no ano fiscal de 2018 e 716 no de 2019.

O número caiu para 148 em 2022 porque o fluxo de viajantes diminuiu durante a pandemia.

Com a recuperação no número de passageiros, as ocorrências estão em alta novamente, com 477 casos em 2023 e 273 entre janeiro e junho de 2024.

Em 2018, o aeroporto começou a oferecer um serviço que aceita malas usadas gratuitamente.

Elas são coletadas no balcão de informações no segundo andar do prédio do Terminal 1, onde viajantes apresentam suas passagens e passaporte e assinam um contrato estipulando acordo de renúncia.

O serviço processou 22 casos no ano fiscal de 2020, 27 no de 2021, 171 no de 2022 e 507 no de 2023. O número vem aumentando desde o fim da pandemia de coronavírus.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão