A China diz que descobriu o maior depósito de ouro conhecido, estimado em mais de US$80 bilhões.
O depósito na mina de ouro de Wangu, na central da China, pode produzir mais de mil toneladas de ouro, disse o Departamento Geológico de Hunan, citado pela mídia estatal.
O departamento anunciou a detecção de 40 veias de ouro, as quais são aberturas longas e estreitas nas rochas, preenchidas com o metal, a cerca de 1,6Km no condado de Pingjiang da província de Hunan.
Essas rochas sozinhas podem ter 300 toneladas de ouro e pode haver mais reservas em camadas mais profundas, disseram geólogos.
Perfurações de teste perto de “áreas periféricas” do local encontraram mais ouro, sugerindo que o depósito pode ser ainda maior.
Ao todo pode haver mais de mil toneladas métricas do metal precioso no site o qual, a preços atuais, traria mais de 600 bilhões de iuans (US$83 bilhões).
Os preços globais de ouro subiram após a descoberta ter sido anunciada, mas a trajetória a longo prazo continuava incerta devido a tensões geopolíticas em todo o mundo.
O campo de ouro de Wangu é um dos centros de mineração mais relevantes da China e o país investiu cerca de 100 milhões de iuans para exploração mineral na área.
A China produziu cerca de um décimo do ouro do mundo em 2023.
A nação é líder global em mineração, dominando a produção de metais preciosos usados para produzir novas gerações de baterias e eletrônicos.
Ela também lidera o mundo nas exportações de tecnologia para mineração, desenvolvendo novas maneiras para reduzir emissões de carbono no processo.
Fonte: The Independent