O maior evento no céu – chuva de meteoros Geminíades – acontece no mês de dezembro. Vale a pena se agasalhar bem e enfrentar o frio com uma bebida quente, pois essa é a maior chuva de meteoros do ano, ideal para fazer os pedidos para 2025.
Esse fenômeno incrível poderá ser observado no período entre 4 e 20 deste mês, sendo que o pico deverá ser nas noites de 13, 14 e 15, especialmente em 14.
Quantos meteoros por hora?
Durante o período de pico, o número estimado de meteoros que podem ser vistos por hora é de 60, se estiver em um local escuro, sem as luzes urbanas. No caso da chuva de meteoros Geminídeas, o radiante, onde os meteoros disparam, é visível quase a noite toda, portanto, não precisa ficar acordado de madrugada para contemplar o céu.
No entanto, o ponto radiante é baixo no início da noite e as condições ficam favoráveis a partir das 21h. Por volta das 2 horas da manhã, o ponto radiante está quase no zênite, então os meteoros podem ser vistos caindo diretamente de cima.
Condições favoráveis para ver os meteoros
Segundo as recomendações do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), há que se considerar a atividade da chuva de meteoros, o ponto radiante e a luz da lua.
O ideal é que a luz do luar não ofusque os meteoros. Também, se conseguir ficar acordado até de madrugada, o ponto radiante sobe, quando a queda dos meteoros aumenta.
Além disso, é preciso torcer para que o céu esteja limpo, sem nuvens.
O ideal é escolher um lugar, nas montanhas ou uma área com pouca luz urbana e que possa ficar sentado em uma cadeira dobrável e reclinável. Melhor ainda se ficar completamente deitado para aumentar a amplitude visual, pois durante uma chuva de meteoros como essa, eles podem aparecer em qualquer lugar do céu noturno, não só na direção do ponto radiante.
Caso queira gravar ou fotografar, deixe os tripés e os equipamentos preparados. Vai ser incrível.
Fontes: NAOJ e WeatherNews