Última chuva de meteoros do ano e uma das 3 maiores

Essa última grande chuva de meteoros do ano é imperdível, até para fazer seus pedidos.

Foto ilustrativa de chuva de meteoros (PM)

O maior evento no céuchuva de meteoros Geminíades – acontece no mês de dezembro. Vale a pena se agasalhar bem e enfrentar o frio com uma bebida quente, pois essa é a maior chuva de meteoros do ano, ideal para fazer os pedidos para 2025.

Publicidade

Esse fenômeno incrível poderá ser observado no período entre 4 e 20 deste mês, sendo que o pico deverá ser nas noites de 13, 14 e 15, especialmente em 14.

Quantos meteoros por hora?

Durante o período de pico, o número estimado de meteoros que podem ser vistos por hora é de 60, se estiver em um local escuro, sem as luzes urbanas.  No caso da chuva de meteoros Geminídeas, o radiante, onde os meteoros disparam, é visível quase a noite toda, portanto, não precisa ficar acordado de madrugada para contemplar o céu.

Para se orientar com os pontos cardeais (NAOJ)

No entanto, o ponto radiante é baixo no início da noite e as condições ficam favoráveis ​​a partir das 21h. Por volta das 2 horas da manhã, o ponto radiante está quase no zênite, então os meteoros podem ser vistos caindo diretamente de cima.

Condições favoráveis para ver os meteoros

Segundo as recomendações do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), há que se considerar a atividade da chuva de meteoros, o ponto radiante e a luz da lua.

O ideal é que a luz do luar não ofusque os meteoros. Também, se conseguir ficar acordado até de madrugada, o ponto radiante sobe, quando a queda dos meteoros aumenta. 

Além disso, é preciso torcer para que o céu esteja limpo, sem nuvens. 

O ideal é escolher um lugar, nas montanhas ou uma área com pouca luz urbana e que possa ficar sentado em uma cadeira dobrável e reclinável. Melhor ainda se ficar completamente deitado para aumentar a amplitude visual, pois durante uma chuva de meteoros como essa, eles podem aparecer em qualquer lugar do céu noturno, não só na direção do ponto radiante.

Caso queira gravar ou fotografar, deixe os tripés e os equipamentos preparados. Vai ser incrível.

De forma ampliada, busque uma posição ao leste (de acordo com a bússola, tem até no seu smartphone) e procure o ponto radiante (WeatherNews)

Fontes: NAOJ e WeatherNews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Trabalhadores da Volkswagen entram em greve por cortes de empregos e salários

Publicado em 3 de dezembro de 2024, em Notícias do Mundo

Funcionários tomam ação sobre planos da Volkswagen de eliminar pelo menos 3 fábricas nos primeiros fechamentos nacionais na história de 87 anos da companhia.

Fábrica da Volkswagen em Zwickau, no estado da Saxônia, Alemanha (ilustrativa/banco de imagens)

Trabalhadores em fábricas da Volkswagen (VW) na Alemanha entraram em greve na segunda-feira (2) devido aos planos da montadora de demitir milhares de pessoas, cortar salários e fechar fábricas pela primeira vez na história do país.

Publicidade

Ao anunciar que “greves de advertência”, as quais geralmente duram poucas horas, começariam em todas as plantas da VW, Thorsten Gröger, o negociador líder da união IG Metall junto à VW, disse: “Se necessário, essa será a batalha coletiva mais forte que a VW já viu”.

O líder da união acusou gerentes da VW de tornarem a situação ainda pior. “A VW colocou fogo em nossos acordos coletivos”, disse Gröger.

Os planos da VW de fechar pelo menos 3 fábricas – os primeiros fechamentos nacionais na história de 87 anos da empresa – demitir milhares de trabalhadores e cortar salários em 10% levou a um conflito amargo com a união e conselho de trabalhadores.

O Grupo VW, que inclui a Audi e a Porsche, é o maior empregador da Alemanha, com cerca de 300 mil funcionários no país.

Em uma declaração no domingo (1º), a VW disse que respeitava o direito dos trabalhadores de participarem de uma greve de advertência e havia tomado medidas para minimizar o impacto.

A VW está enfrentando dificuldades com fraca demanda do consumidor, custo de mudar de motor a combustão para veículos elétricos (VEs) e competição intensa com a China.

A companhia citou vendas fracas de VEs como razão principal para uma necessidade profunda de cortes de custos.

Fonte: The Guardian

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão