A China proibiu exportações de certos minerais essenciais para os EUA em uma aparente contramedida após Washington ter endurecido restrições de envio de semicondutores para Pequim.
O Ministério do Comércio da China disse na terça-feira (3) que as exportações de gálio, germânio e antimônio para os EUA estão proibidas em princípio.
Os minerais são necessários para fabricação de semicondutores, mas eles também podem ser usados para propósitos militares.
A China é a principal produtora desses minerais de uso duplo.
O ministério também disse que verificações de exportação mais rigorosas serão introduzidas para grafite, um material usado para fabricação de baterias de íon de lítio.
O anúncio ocorreu 1 dia após o Departamento do Comércio dos EUA ter revelado novas restrições de exportação de equipamento de fabricação de chips e software para desenvolvimento e produção de semicondutores.
O departamento também acrescentou 140 entidades chinesas na lista de restrições de exportações.
As medidas foram introduzidas para impedir que a China aumente suas capacidades militares usando tecnologia avançada, disse o departamento.
O Ministério do Comércio da China diz que a medida dos EUA prejudica gravemente regras de comércio internacional e causa danos severos sobre os direitos legítimos e interesses de empresas chinesas.
Fonte: NHK