
Pessoa abastecendo o carro com gasolina (JNN)
O preço médio nacional do litro da gasolina comum no varejo, desde segunda-feira (2), foi divulgado pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) na quarta-feira (4) foi de 175,40 ienes, um aumento de 50 centavos em relação à semana anterior.
Das 47 províncias do país, 33 tiveram aumento, 11 tiveram queda e 3 estão estáveis.
A estimativa é que com a redução do subsídio do governo, a partir de 19 deste mês, o preço do litro desse combustível deverá chegar a 185 ienes em fevereiro de 2025. Isso se deve ao fato de que o preço real atual é de 190 ienes por litro, mas com o subsídio, é oferecido ao consumidor final com desconto.
Artigos relacionados
Um gerente de um posto de Tóquio, entrevistado pela JNN, informou que pretende comprar o máximo de gasolina possível enquanto os preços estão estáveis.
“O aumento dos custos dos combustíveis tem um efeito cascata nos custos da logística e nos preços dos alimentos, elevando ainda mais os preços”, analisou Ryota Yasukawa, do Departamento de Pesquisa e Tecnologias da Mizuho.
Nestas circunstâncias, o tema da “redução do imposto sobre a gasolina” está sendo calorosamente debatido. Os preços da gasolina também são chamados de “um montante fixo de impostos”. O Partido Democrático para o Povo pede a abolição do imposto adicional de aproximadamente 25 ienes. O Partido Democrático Constitucional do Japão também pede reduções de impostos semelhantes, mas o Partido Liberal Democrata considera rever diversos outros impostos no próximo ano.
Fonte: JNN







