Soube-se que dois ex-talentos da então empresa Jhonny & Associates entraram com uma ação judicial contra a atual Smile-Up. pedindo indenização de 300 milhões de dólares, o equivalente a 46 bilhões de ienes.
Os dois são ex-integrantes do Johnny’s, 田中純弥 (Junya Tanaka), 43, e 飯田恭平 (Kyohei Iida), 37, são os que moveram uma ação contra essa agência de talentos masculinos em um tribunal de Nevada, nos Estados Unidos.
Segundo os demandantes, sofreram abuso sexual por parte de Johnny Kitagawa, o fundador, em um hotel em Las Vegas, Nevada, em 1997 e em 2002, respectivamente. Tanaka disse que tinha 15 anos e Iida tinha 14 anos na época.
Tanaka também mencionou que sofreu abuso sexual regularmente de 1997 a 1998, e Iida de 2002 a 2006.
“Quero enviar uma mensagem a quem sofreu abuso semelhante que não está sozinho”, disse Iida.
“Espero que este processo mude o sistema jurídico do Japão lento e a consciência sobre os direitos humanos”, declarou Tanaka.
No entanto, um porta-voz da agência Smile-Up. declarou que “acreditamos que o tribunal dos Estados Unidos não tem jurisdição sobre os demandados que residem no Japão”.
Em relação a esta questão, a Smile-Up. que continua a negociar indenizações às vítimas, anunciou no seu site em 13 de dezembro que já compensou 530 pessoas que fizeram denúncias.
Fontes: JNN e NHK