Na sexta-feira (20), a Divisão 3 de Investigação da Polícia da Província de Aichi prendeu dois cidadãos sul-americanos, por suspeita de furto de veículo.
Segundo o boletim informativo, um deles é o brasileiro マラファンテ・ヒカルド・ハシモト e outro é o peruano ガルシア・イケハラ・エルジン・ジョスベル, ambos de 31 anos e de endereço desconhecido.
Eles podem ter tido um ou mais cúmplices, segundo a polícia, para o furto de um Land Cruiser Prado, avaliado em aproximadamente 4,5 milhões de ienes, do estacionamento da residência de uma mulher de 37 anos, da cidade de Ama (Aichi), entre 16 e 17 de abril deste ano.
Desde março, ocorreram outros 21 furtos de veículos do mesmo modelo na província de Aichi, e os danos totalizaram mais de 76 milhões de ienes. A equipe de investigação suspeitou que o brasileiro e o peruano poderiam estar envolvidos.
Acredita-se que os dois eram frequentadores de um desmanche situado na cidade de Komono (Mie), um local investigado e de onde a polícia de Aichi prendeu o dono e o trabalhador em junho deste ano.
Brasileiro e peruano estariam envolvidos em outros furtos
Os dois sul-americanos estão sendo investigados para verificar se têm relação com os demais furtos desses carros valiosos.
Em relação ao brasileiro e ao peruano, a polícia não divulgou se assumiram ou não essa suspeita específica.
Na província de Aichi, o número de furtos de carros chegou a 809 casos até o fim do mês de novembro, o maior do país. Os prejuízos chegam a 2,937 bilhões de ienes e a recomendação da polícia é que os donos tenham cautela.
Fontes: Chunichi e NHK