O sindicato dos trabalhadores Rengo Union Tokyo informou no domingo (22) que cerca de 150 vietnamitas empregados pela empreiteira Nexcel, cuja matriz fica na cidade de Toyota (Aichi), estão pelo menos um mês sem pagamento do salário.
Acredita-se que o valor total não pago seja de dezenas de milhões de ienes ou mais. A Embaixada do Vietnã no Japão também tomou conhecimento do assunto e solicitou ao Escritório de Inspeção das Normas Trabalhistas de Toyota que investigue o caso.
Em uma entrevista para a agência de notícias Kyodo, em 12 deste mês, o presidente da empreiteira Nexcel explicou que está difícil fazer os pagamentos devido à falta de capital de giro. Manifestou a intenção de suspender temporariamente as operações da empresa e aplicar o sistema governamental de pagamento dos salários não pagos.
Os trabalhadores vietnamitas vieram ao Japão com o visto de engenheiro/especialista em humanidades/serviços internacionais, ou seja, uma categoria de status para profissionais.
A empreiteira Nexcel foi fundada em 2022 e segundo o sindicato, os trabalhadores vietnamitas foram encaminhados para cerca de 30 empresas, incluindo os fabricantes de autopeças nas províncias de Aichi, Gifu e Mie.
Fonte: Tokyo Shimbun