No sábado e domingo (22) a neve caiu intermitentemente nas áreas Hida e Mino, na província de Gifu, assim como em Tohoku, Hokuriku, Hokkaido e em outras regiões. No domingo, a aldeia de Shirakawa (Gifu) teve 66 centímetros de acúmulo de neve e 54 centímetros em Hida, com aumento de mais de 40 centímetros em relação a sábado.
Mesmo que não tenha nevado em Nagoia e Osaka, a temperatura máxima de domingo foi de um dígito, de 9 graus Celsius.
Não será diferente na terça-feira, pois são esperadas mínimas de 0º em Nagoia, Fukui e em Hiroshima, 1ºC em Kanazawa e 2ºC em Tóquio.
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), um forte padrão de pressão atmosférica semelhante ao do inverno continua sobre o Japão, e o influxo de ar frio está causando fortes nevascas, principalmente no norte do país.
Portanto, espera-se que a véspera de Natal seja de paisagem branca, tanto no norte do país quanto nas províncias banhadas pelo Mar do Japão, mas também em Nagano, Yamanashi, Shiga, partes de Gifu, Mie e Shikoku.
A quantidade máxima de neve em 24 horas até a manhã de terça-feira (24) é estimada em:
- 60 cm em Hokuriku e Niigata
- 50 cm em Hokkaido, Tohoku e Kanto-Koshin
- 30 cm em Tokai e Kinki
A AMJ alerta a população dessas áreas para a nevasca, pois o acúmulo pode prejudicar os cabos de energia elétrica, derrubar árvores e causar avalanches.
Além disso, espera-se que na costa do Mar do Japão, as ondas fiquem altas nas próximas horas, chegando a até 5 metros na região de Hokuriku, o que exige cautela.
Outra preocupação é de ocorrer paralisação no tráfego das rodovias da região Hokuriku, como já aconteceu no passado.
Antes de sair de carro, veja e acompanhe a queda de neve em tempo real, na AMJ, toque aqui.
Fontes: WeatherNews, JNN, Nagoya TV, Tenki, NHK e AMJ