O número de pacientes com influenza vem subindo rapidamente em todo o Japão e a expectativa é de que alcance o pico durante o feriado prolongado de Ano Novo.
No período entre 9 e 15 deste mês, a média de pacientes por instituição hospitalar (são mais de 5 mil hospitais e clínicas) subiu para 19,06 pessoas, o dobro da semana anterior, que foi de 9,03.
E este ano, a epidemia da influenza tem dois tipos: A no país todo e B em algumas províncias. A diferença entre eles é que no tipo A os pacientes têm febre repentina e os sintomas são intensos; já no tipo B a febre começa aos poucos e os sintomas demoram mais a passar. Para saber qual é o tipo, é preciso fazer um exame.
Influenza em Mie
O governo da província de Mie informou na terça-feira (24) que o número de pacientes excedeu o padrão e chegou ao nível de alerta.
O número de pacientes com influenza, por instituição médica, na semana até 22 foi de 44,21 em 72 hospitais e clínicas designados. Esse índice é muito superior ao da média nacional. Quando passa de 30 pessoas/instituição, o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas (NIID) considera nível de alerta.
O governo da província de Mie pede precauções como lavar frequentemente as mãos e ventilar a casa. No caso de apresentar sintomas recomenda-se que procure atendimento médico.
Gunma também dobrou o número de pacientes
Segundo informações de terça-feira, do governo de Gunma, o número de pacientes por instituição médica chegou a 34,18 pessoas, mais que o dobro da semana anterior, de 13,02.
Por isso, o governo alterou o status de nível de aviso para o de alerta contra a infecção, pois já é epidêmica.
Recomenda os mesmos cuidados que o governo de Mie.
Cuide-se durante o feriado prolongado.
Fontes: Nagoya TV, JNN, NHK e Chunichi