Devido à forte onda de frio, houve uma queda de neve recorde em dezembro na terça-feira (24). Mais de 3 metros de neve se acumularam em Sukayu (Aomori), tornando-se a maior queda de neve em dezembro na história do Japão.
As cidades com o maior volume de neve acumulada foram:
- Sukayu, de 3,04 metros de acúmulo, 210% a mais do que no ano passado e acúmulo recorde
- Vila Hinoemada (Fukushima), 1,45 m (230%)
- Otani, cidade de Aomori, 1,42 m
- Minakami (Gunma), 1,38 m (251%)
- Tsunan (Niigata), 1,37 m (196%)
- Vila de Okura (Yamagata), 1,28 m (136%)
- Cidade de Kutchan, Hokkaido 124 cm (168%)
A partir do Natal essa onda de frio enfraquece e é provável que chova nas áreas que tiveram fortes nevascas, o que aumenta o risco de avalanches.
Outra nevasca antes do Ano Novo
No entanto, segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), a previsão é de outra nevasca a partir de sexta-feira (27), um dia antes de começar o feriado prolongado.
Está prevista a chegada de uma outra onda de frio resultando em clima difícil principalmente no lado do Mar do Japão, com risco de queda de muita neve. Por isso, a AMJ pede às pessoas que prestem muita atenção às informações meteorológicas mais recentes, antes de saírem para os passeios ou viagens, pois é possível que aconteça nevasca em nível de alerta.
Em Hokkaido e Tohoku, a temperatura mínima poderá cair até -12ºC, enquanto nas demais regiões como Hokuriku, o frio pode ser congelante, por causa da esperada tempestade de inverno.
Em contrapartida, a partir de sexta-feira, nas regiões Kanto, Tokai e Kansai, a previsão é de céu limpo, com mínimas variando entre 1 e 5 graus Celsius e máxima de 11 a 14ºC.
Fontes: Yahoo!, CBC TV, Tenki e JNN