Japão aprova proibição sobre produção e comércio de lâmpadas fluorescentes

No Japão, principais fabricantes nacionais anunciaram que encerrarão a produção de lâmpadas fluorescentes até o fim de setembro de 2027.

A proibição será implementada em estágios a partir de janeiro de 2026 (ilustrativa/banco de imagens)

O Gabinete do Japão aprovou na terça-feira (24) uma revisão de um decreto do governo para proibir a fabricação, assim como a importação e exportação de lâmpadas fluorescentes para iluminação geral, até o fim de 2027.

Publicidade

A medida ocorreu após membros de uma convenção internacional contra poluição por mercúrio ter concordado no ano passado proibir a produção e comércio de lâmpadas fluorescentes de todos os tipos, citando riscos de saúde associados.

A proibição será implementada em estágios a partir de janeiro de 2026, de acordo com o tipo de lâmpada fluorescente, cobrindo pilhas botão que contêm mercúrio, disseram funcionários do governo.

A exposição a altos níveis de mercúrio pode causar efeitos a longo prazo e às vezes permanentes sobre a saúde.

No Japão, principais fabricantes nacionais, incluindo a Panasonic Corp., anunciaram que encerrarão a produção de lâmpadas fluorescentes até o fim de setembro de 2027.

Nos anos 1950, muitos residentes na cidade costeira de Minamata (Kumamoto) sofreram distúrbios neurológicos em decorrência de envenenamento por mercúrio após comerem peixe contaminado pela liberação de uma planta química nas proximidades.

Fonte: Japan Today

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais de 30 filhotes estão desaparecidos após incêndio em canil

Publicado em 25 de dezembro de 2024, em Sociedade

Um total de 4 construções térreas de madeira foram queimadas e as chamas extintas cerca de 4 horas depois. Não houve pessoas feridas.

Na imagem, um pilar de fumaça na instalação onde cães eram criados em Chitose, província de Hokkaido (YouTube/HBC News)

Acredita-se que mais de 30 filhotes, de raças populares como poodle toy, que estavam em um canil na cidade de Chitose (Hokkaido) desapareceram após a instalação ter pegado fogo.

Publicidade

Uma mulher que passava pela área chamou o serviço de emergência por volta das 2h30 desta quarta-feira (25) para relatar que havia um pilar de fumaça na instalação onde cães eram criados.

Um total de 4 construções térreas de madeira foram queimadas e as chamas extintas cerca de 4 horas depois. Não houve pessoas feridas.

De acordo com a Delegacia de Chitose da Polícia Provincial de Hokkaido e bombeiros, há informação de que 30 a 50 cães, incluindo dachshunds miniatura e poodle toys, estavam sendo criados na instalação

O corpo de pelo menos um cão foi encontrado nas ruínas do canil.

O gerente do local estava em uma construção separada no local no momento do incêndio e teria explicado que eles haviam “colocado lenha no fogão” dentro do canil.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Banco do Brasil - Remessas com eficiência.
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão