Um avião da Azerbaijan Airlines caiu na manhã desta quarta-feira (25) na cidade de Aktau no Cazaquistão.
O Ministério de Emergências do Cazaquistão disse que pelo menos 32 pessoas de 67 a bordo do Embraer 190 sobreviveram, o que significa que mais de 30 provavelmente morreram.
Inicialmente, o ministério disse que 25 pessoas sobreviveram à queda, revisando depois o número para 27, 28 e 29 enquanto a operação de busca e resgate continuava no local do acidente. O número não era final, de acordo com autoridades.
O voo 8432 que viajava da capital azerbaijanesa de Baku com destino a Grósnia na Rússia fez um pouso de emergência a cerca de 3Km de Aktau após ter reportado uma colisão com um bando de aves, de acordo com relatos preliminares da companhia aérea.
De acordo com a Azerbaijan Airlines, 37 passageiros eram cidadão azerbaijaneses. Havia também 16 russos, 6 cazaquistaneses e 3 quirguistaneses.
Dados de rastreamento do FlightRadar24 mostraram a aeronave fazendo o que pareceu ser a figura de um oito assim que chegava perto do aeroporto em Aktau. Sua altitude aumentava e dimnuía substancialmente nos últimos minutos do voo antes de impactar no chão.
Vídeos na mídia social compilados pelo canal de notícias AnewZ parecem mostrar a aeronave enfrentando dificuldades para fazer um pouso de emergência e virando uma bola de fogo quando atinge o chão.
A agência estatal do Azerbaijão, a Azertac, disse que uma delegação oficial formada pelo ministro de Situações de Emergência do país, o vice-procurador-geral e o vice-presidente da Azerbaijan Airlines haviam sido enviados para Aktau a fim de conduzir uma “investigação no local”.
Azerbaijan Airlines plane crash: The ministry initially said 25 people survived the crash, later revising that number to 27, 28 and 29 as the search and rescue operation continue.
— euronews (@euronews) December 25, 2024
Fonte: Euronews