De acordo com relatos da agência de notícias Yonhap da Coreia do Sul e outras fontes, por volta das 9h07 de domingo (29), uma aeronave de passageiros da Jeju Air saiu da pista e bateu em uma parede ao pousar no aeroporto de Muan, no sudoeste da Coreia do Sul.
O avião pegou fogo e pelo menos 28 pessoas foram confirmadas mortas, todas encontradas na cauda. Há possibilidade de que o número de vítimas aumente, informou a agência sul-coreana.
~Atualização ao meio-dia de domingo ~ Sobe para 47 o total de pessoas mortas nesse acidente aéreo.
O acidente ocorreu no voo 7C2216 da Jeju Air (Boeing 737-800) de Bangkok, na Tailândia, para Muan, na Coreia do Sul, com um total de 181 pessoas a bordo, sendo 175 passageiros e seis tripulantes.
As nacionalidades dos passageiros são 173 da Coreia do Sul e 2 da Tailândia.
Há informações de que o trem de pouso do avião não baixou devido ao impacto de um pássaro e ele tentou pousar de barriga.
O acidente danificou severamente a aeronave, pois resultou em incêndio.
As autoridades extinguiram o incêndio inicial e disseram que as operações de busca e resgate estavam em andamento no local do acidente.
Também iniciaram uma investigação no local para determinar a causa exata do acidente.
O aeroporto de Muan fica a 288 quilômetros da capital, Seul.
Assista ao vídeo do pouso do avião, seguido de incêndio.
🚨BREAKING: A Jeju Air airliner that was carrying 175 passengers and 6 crew crashed while landing at Muan International Airport in South Korea, killing 23 people. So far, there have been 9 airplane accidents in 2024. The footage of the crash has just been released. pic.twitter.com/LDW0a5x2sM
— TheCivicChoc (@TheCivicChoc) December 29, 2024
Veja as fotos da situação da aeronave.
The crash is believed to have been caused by "contact with birds, resulting in malfunctioning landing gear" as the plane attempted to land at the airport in the country's southwest, Yonhap reported. https://t.co/WQiOx08i6l pic.twitter.com/7h2I5O8rbf
— Shanghai Daily (@shanghaidaily) December 29, 2024
Fontes: News Digest, Yonhap News Agency, FNN e NHK