Conforme previsão da AMJ, nevasca em Takayama, Gifu (Tokai TV)
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) fez uma coletiva de imprensa na quarta-feira (8) para alertar a população para ser cautelosa sobre o impacto da queda de neve e nevascas, especialmente ao sair para dirigir, já que a área aumentou significativamente, em quase todo o arquipélago, exceto em Okinawa, Tóquio, Chiba e Ibaraki.
Publicidade
A previsão da AMJ é de aumento repentino na quinta-feira (9), especialmente em Hokuriku, Niigata, Tohoku, Tottori e Shimane. Mas, as províncias como Gifu, Shiga, Nagano e Yamanashi também poderão ter acúmulos significativos.
O motivo dessa nevasca é que os padrões de pressão atmosférica estão se intensificando e o ar frio forte com temperaturas abaixo de -30 graus Celsius deverá fluir de uma altura de aproximadamente 5,5 mil metros sobre o norte e leste do Japão até por volta sábado (11).
Desde as 2h de quarta-feira (8) há trechos da via expressa Tokai-Hokuriku já interrompidos e, como a situação tende a piorar, não se sabe quando serão reabertos.
Acúmulo de neve até a noite de quarta-feira
Imagem de Aomori na quarta-feira (NHK)
Na província de Gifu os acúmulos foram de 1,30 metro no vilarejo Shirakawa, 1,07 metro na cidade de Hida e 90 centímetros em Gujo.
Na província de Fukui, a cidade de Ono teve até 39 centímetros de acúmulo de neve.
AMJ alerta para a nevasca e neve até sexta-feira
A AMJ prevê acúmulos de neve elevados nas 24 horas até as 6h de sexta-feira (10):
- até 70 cm em Tohoku, Niigata, Toyama, Ishikawa e Fukui (todas nas áreas mais próximas ao Mar do Japão)
- até 70 cm nas áreas de Mino e Hida (Gifu), Hiroshima (norte e sul)
- até 50 cm em Hokkaido e Kinki
- até 30 cm em Nagano, Shikoku e Kyushu
Mas o acúmulo não ficará restrito somente às regiões e províncias acima, como também em áreas de planície das províncias de Aichi, Shizuoka, Yamanashi, Gunma, Tochigi, parte de Mie e outras, em menor escala.
Os flocos brancos poderão cair até sexta-feira e, em alguns lugares, até sábado.
Frio rigoroso e medidas preventivas
Além disso, o frio será rigoroso, chegando à mínima de -1ºC em Nagoia, Osaka e Fukuoka, com máximas de 7ºC na sexta-feira (10).
Portanto, recomenda-se o uso de kairo quando estiver fora de casa ou do trabalho, para manter o corpo aquecido.
Outro detalhe a ser lembrado é que os canos de água podem congelar, e se o acúmulo for muito pesado pode causar apagão, por isso, recomenda-se comprar alimentos e água para se prevenir.
Vale lembrar que quem necessita dirigir sob a neve, deve tomar muito cuidado, levando o essencial para o caso de ficar preso em alguma paralisação. Acesse a página da NEXCO e verifique em tempo real.
Além disso, para se manter atualizado sobre a queda de neve, acesse a página da AMJ atualizada em tempo real (toque aqui).
Mapa da AMJ que pode ser ampliada para ver a situação em detalhes, de cada província. As áreas em vermelho são de acúmulo da nevasca
Fontes: TraffiClip, Tokai TV, Yomiuri, AMJ, Tenki e NHK