A polícia local está investigando a descoberta de 2 corpos em um compartimento do trem de pouso da aeronave da JetBlue Airways, uma LCC, após o pouso no Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood, na Flórida, Estados Unidos.
Um representante do Gabinete do Xerife do Condado de Broward, que tem jurisdição sobre o aeroporto, disse que os corpos foram encontrados na segunda-feira (6), e os paramédicos fizeram a confirmação no local.
O porta-voz do xerife disse em comunicado que a investigação continua e que “o Gabinete do Médico Legista do Condado de Broward realizará autópsias para determinar a causa da morte”.
A aeronave era um Airbus A320, voo JetBlue 1801, partindo do Aeroporto Internacional John F. Kennedy (JFK) de Nova Iorque. A LCC informou que os corpos foram encontrados durante uma verificação de manutenção de rotina após o pouso. “Neste momento, a identidade dos dois indivíduos e a forma como entraram na aeronave estão sob investigação”, disse um porta-voz da empresa.
A maioria dos casos de pessoas que tentam embarcar clandestinamente em aviões terminam em morte. Aqueles que se escondem no poço do trem de pouso não pressurizados muitas vezes morrem por falta de oxigênio e hipotermia à medida que a aeronave sobe. Também existe o risco de esmagamento quando as rodas são retraídas após a decolagem ou de queda quando as rodas são retiradas para pouso.
De acordo com um relatório de investigação de 2011 da Divisão de Medicina de Aviação da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), foram encontradas 89 pessoas que se esconderam em locais diferentes nas aeronaves, excluindo o porão de carga, mas apenas 18 sobreviveram. Isso significa uma taxa de mortalidade de aproximadamente 80%.
Fontes: Bloomberg e CNN