Ainda em pleno inverno a empresa de meteorologia WeatherNews já publicou a sua primeira previsão em relação às tão amadas flores de cerejeira (sakura) em 2025.
Segundo a empresa, espera-se que floresçam em níveis normais no oeste e leste do Japão, e mais cedo do que o normal no norte do país. Prevê-se que a floração mais precoce será em 21 de março em Tóquio, seguida por Kochi e Yokohama no dia 22, Nagoia em 24 e depois em várias partes do oeste e leste do Japão no final de março.
Também há uma previsão que a sakura comece a florescer em Tohoku no início de abril, sendo que Hokkaido deverá ficar para o final de abril.
Devido ao padrão de pressão atmosférica de inverno que tem sido intermitente na primeira metade desta estação, espera-se que os botões das flores de cerejeira quebrem a dormência suavemente. No entanto, nas regiões de Kinki e sul de Kyushu, onde os efeitos do frio não duraram por longo tempo até agora, a quebra da dormência pode ser lenta.
No entanto, espera-se que o clima fique mais frio na segunda metade de janeiro, o que ajudará a quebra da dormência. A previsão indica que as temperaturas no norte do Japão deverão ser mais altas que a média em abril, fazendo com que a sakura floresça mais cedo do que o normal.
A segunda previsão da floração das cerejeiras está programada para ser anunciada no final de janeiro.
As previsões da floração das cerejeiras para mais de 1,1 mil pontos de observação em todo o país estarão disponíveis no aplicativo WeatherNews e no site próprio a partir de meados de fevereiro.
Fonte: WeatherNews