A Mazda anunciou em 6 de janeiro uma nova fábrica de baterias no Japão que montará células cilíndricas em módulos e packs de baterias para uso em um planejado veículo elétrico (VE) em uma plataforma dedicada.
Localizada na cidade de Iwakuni (Yamaguchi) a planta visa produção anual de 10 gigawatts, disse a Mazda.
As células serão fornecidas pela Panasonic sob um acordo entre as 2 companhias anunciado em junho de 2023 e aprovado por reguladoras japonesas em setembro de 2024.
Anteriormente, a Mazda lançou o MX-30 de baixo alcance tanto na forma toda elétrica quanto na de longo alcance e está fazendo parceria com a Changan Automobile da China no sedã elétrico EZ-6.
Entretanto, a Mazda disse que os módulos e packs montados em sua nova planta são destinados para a “primeira bateria de VEs da Mazda que usa uma plataforma de VE dedicada”, que também será montada no Japão. Isso provavelmente se refere aos SUVs elétricos que devem ser lançados em 2027 que a Mazda confirmou em novembro de 2024.
A Mazda indicou que VEs de alcance mais longo não são o futuro, mas o uso de células cilíndricas produz ganhos eficientes. Ela é a célula escolhida da Lucid e da Tesla – as marcas líderes de VEs – com a Panasonic fornecendo para ambas.
Outras montadoras também estão considerando células cilíndricas. A BMW está esperando grandes melhorias em eficiência dessas células em seus VEs Neue Klasse e a General Motors indicou as células como parte de uma estratégia geral de flexibilidade de células.
Fonte: Green Car Reports