A Japan Arilines (JAL) revelou uma aeronave com tratamento especial de superfície chamada “pele de tubarão” destinado a ajudar o avião a reduzir emissões de dióxido de carbono.
A aérea japonesa explica que a pintura externa da aeronave possui um revestimento, ou ranhuras finas que se assemelham ao cabelo humano e ajudam a reduzir a resistência ao ar. As ranhuras são aplicadas em cerca de 20% da superfície da aeronave.
A JAL vem trabalhando com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) e outras empresas na tecnologia desde 2022.
Em testes, o revestimento reduziu o consumo de combustível em 119 toneladas por aeronave que voou em uma rota que conecta Japão e Alemanha.
Os aviões entrarão em serviço na Europa em janeiro.
“Acredito que a tecnologia é bem eficiente em melhorar a eficiência de combustível de aeronaves existentes”, disse Takahiro Ogata, que trabalha no projeto. “Continuaremos a aumentar a área quando aplicarmos a pintura”.
A rival da JAL, a All Nippon Airways (ANA) começou a usar um avião de carga com um revestimento em filme no mês de setembro.
A empresa decidiu introduzir a aeronave em voos internacionais de passageiros nesta primavera.
Ambas as aéreas também estão intensificando seus esforços para substituir combustível de aeronave convencional pelo sustentável de próxima geração (SAF) a fim de ajudar a alcançar voos de emissão zero de dióxido de carbono.
Fonte: NHK