Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Saquinhos de chá liberam ‘milhões’ de microplásticos na bebida, mostra estudo

| Notícias do Mundo

Cientistas na Espanha encontraram evidência de poluição por plásticos nas células humanas após serem liberados de saquinhos de chá.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
cha 14 jan 2025 destaque

Estudo na Espanha revela que saquinhos de chá liberam milhões de microplásticos na bebida quando infundidos (ilustrativa/banco de imagens)

Pessoas que gostam de tomar chá devem estar atentos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Cientistas na Espanha encontraram evidência de poluição por plásticos nas células humanas após serem liberados de saquinhos de chá.

Publicada no jornal Chemosphere, a pesquisa realizada por uma equipe da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), a Universidade de Sohag no Egito e o Centro de Helmoholtz para Pesquisa Environmental descobriu que saquinhos de chá comerciais à base de polímero podem “liberar milhões de nanoplásticos e microplásticos quando infundidos”.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A equipe disse que o estudo mostrou que vastos números de partículas acabam absorvidas por células intestinais e de lá passam para a corrente sanguínea e em todo o corpo humano.

“Experimentos de interação biológica mostraram que células intestinais que produzem muco tiveram a captação mais alta de micro e nanoplásticos, com as partículas até entrando no núcleo celular que abriga o material genético”, explicaram os pesquisadores, apontando o aparente papel central representado pelo muco intestinal em transportar o plástico de forma mais profunda no corpo humano.

“As implicações em potencial à saúde em decorrência de micro e nanoplásticos (MNPLs) estão cada vez mais preocupantes”, disse a equipe, pedindo “mais pesquisa sobre os efeitos que a exposição crônica pode ter na saúde humana”.

Uma pesquisa publicada no ano passado mostrou que partículas de plástico podem entrar no cérebro e testículos, passar da gestante para o feto e impedir a ação de antibióticos.

Fonte: Yahoo


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo