Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão planeja restringir exportações de chips avançados

| Sociedade

Essa é uma ação a qual a China alertou que poderia ter um impacto negativo sobre negócios entre ambos os países.

Unigran Japan 2026
chips 2 fev 2025 destaque

Chips avançados poderiam ser redirecionados para aumentar capacidades computacionais de armas de precisão (ilustrativa/banco de imagens)

O Japão expandiu seus controles de exportação para incluir chips avançados e tecnologia relacionada à computação quântica, uma ação a qual a China alertou que poderia ter um impacto negativo sobre negócios entre ambos os países.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

O governo central está expandindo sua lista de itens controlados para exportação para incluir chips avançados, equipamento de litografia e cryocoolers necessários para a fabricação de computadores quânticos, de acordo com projetos de revisão na lei de divisas.

Companhias precisarão de licenças para exportar os itens a fim de impedir seus usos em armas ou seus desenvolvimentos, disseram representantes do Ministério da Economia.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Chips avançados poderiam ser redirecionados para aumentar capacidades computacionais de armas de precisão, enquanto computadores quânticos poderiam ser usados para quebrar criptografia.

Os novos cortes devem entrar em vigor no fim de maio.

A ação ocorre enquanto os EUA buscam fechar brechas em suas restrições sobre vendas de chips usados para aplicações de inteligência artificial em meio ao alarme crescente em Washington sobre a possível reexportação de semicondutores da Nvidia para a China.

A China respondeu aos novos controles dizendo que eles impactariam a segurança e estabilidade de redes de fornecimento e afetariam trocas comerciais normais entre empresas.

Pequim espera que o Japão garanta que as medidas não prejudiquem o desenvolvimento econômico e comercial entre os 2 países, de acordo com uma declaração do Ministério do Comércio em Pequim.

A China embarcou em uma ofensiva de charme diplomática com aliados dos EUA e parceiros nos últimos meses.

Alguns analistas de política estrangeira ligam a mudança a um desejo da China de estabilidade considerando a troca de liderança nos EUA.

Fonte: Japan Times


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo