
Imagem: Yomiuri
Um homem na faixa dos 60 anos em Daisen (Akita) foi hospitalizado após sofrer intoxicação alimentar por consumir o tubérculo “Gloriosa”, uma planta ornamental, confundindo-a com inhame.
As autoridades de Akita informaram que o incidente aconteceu no dia 8 deste mês, quando o homem cozinhou e ingeriu o tubérculo que havia sido armazenada em casa.
Ele experimentou sintomas como vômito e diarreia, mas está em processo de recuperação, explicaram as autoridades nesta quinta-feira (20).
Artigos relacionados
Masayuki Takahashi, da Hokkaido Urban Sanitary Research Institute, alertou que, visualmente, a gloriosa é muito similar ao inhame, podendo ser facilmente confundida.
Ele destaca que muitas vezes essa planta é cultivada para fins ornamentais em jardins ou usada em arranjos florais.
A ingestão acidental da gloriosa pode resultar em sintomas gastrointestinais que surgem após algumas horas e, em casos de consumo elevado, pode levar à falência de múltiplos órgãos e até à morte.
Foi informado que a gloriosa que o homem ingeriu estava armazenada em sua residência, pois a família pretendia cultivá-la para fins decorativos.
Apesar de agora já estar em casa, o caso evidenciou a necessidade de se ter cuidado e se informar sobre as plantas antes do consumo.
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar alerta sobre os potenciais riscos fatais e recomenda evitar o consumo dessas plantas ornamentais.
Fonte: Yomiuri







