Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Moraes nega pedido de Bolsonaro para apresentar defesa em 83 dias

| Brasil

O ministro Alexandre de Moraes negou o pedido da defesa do ex-presidente e disse que vai manter o prazo de 15 dias.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
moraes

Ex-presidente Bolsonaro (© Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou na quinta-feira (20), em Brasília, o pedido feito pelos advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro para apresentar defesa no prazo de 83 dias.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A solicitação foi feita após Moraes determinar a intimação da defesa do ex-presidente para se manifestar sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), na qual foi acusado de liderar uma organização criminosa armada para dar um golpe de Estado.

O prazo de 83 dias requerido seria para compensar o mesmo período em que o processo ficou na PGR para a elaboração da denúncia.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Além disso, no HD entregue à defesa do ex-presidente não constam, por exemplo, o espelhamento do aparelho celular do próprio Bolsonaro, tampouco os diálogos encontrados no celular do coronel Mauro Fernandes, cujos trechos foram citados na denúncia.

Moraes alegou não ter amparo legal

moraes 1

Ministro do STF, Alexandre de Moraes (© Bruno Peres/Agência Brasil)

Outro ponto questionado pela defesa foi o fato de Moraes ter aberto o mesmo prazo de 15 dias para todos os denunciados, simultaneamente, incluindo o delator. A lei sobre colaboração premiada dá o direito de o réu se manifestar por último, depois do colaborador.

O ministro Moraes disse, contudo, que tal direito não se aplica à fase de defesa prévia, em que os advogados contestam uma denúncia

Na decisão, o ministro do STF disse que o pedido não tem amparo legal. “Os requerimentos alternativos formulados para a concessão de 83 dias de prazo ou prazo em dobro [30 dias] carecem de qualquer previsão legal, pois a legislação prevê o prazo de 15 dias, nos termos do art. 4º da Lei 8.038/90 e no art. 233 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal (STF)”, justificou.

Mais cedo, a defesa de Bolsonaro alegou que a denúncia possui muitos documentos e o prazo de 15 dias – previsto em lei – não é suficiente para os advogados exercerem a defesa.

Fonte: Agência Brasil


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo