Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Bic Camera punida por deduzir 500 milhões de ienes de subcontratada

| Economia

A Bic Camera violou a Lei de Subcontratação ao não pagar o valor integral do seu pedido à fábrica que produz sob demanda para ela.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
bic camera

Prédio da matriz em Tóquio (NHK)

A grande varejista de eletroeletrônicos do JapãoBic Camera – violou a Lei de Subcontratação ao reduzir unilateralmente as taxas de entrega para subcontratadas comissionadas para fabricar de eletrodomésticos de marca própria (de private brand ou PB), e será punida com uma recomendação de evitar a recorrência, pela Comissão de Comércio Justo do Japão.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

A notícia sobre isso foi publicada pelos principais veículos do país na manhã de terça-feira (25). A Bic Camera deduziu indevidamente 500 milhões de ienes do valor dos pedidos a uma empresa subcontratada para fabricação de produtos de marca própria.

Essa lei japonesa proíbe esse tipo de prática, de dedução unilateral  e injusta, do valor do pedido, quando a empresa subcontratada não tem culpa. Segundo as informações, a subcontratada é uma indústria de refrigeradores, forno de micro-ondas e outros.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Essas deduções irregulares foram feitas ao longo de pouco mais de um ano, de julho de 2023 a agosto de 2024.

“É verdade que estamos atualmente sob investigação da Comissão de Comércio Justo do Japão e estamos cooperando, mas não há nada que possamos anunciar neste momento”, disse um porta-voz da Bic Camera para a NHK e Yomiuri. Apenas confirmou que já fez o pagamento desse valor de 500 milhões de ienes à subcontratada.

A Bic Camera é uma empresa listada na Bolsa de Valores de Tóquio Prime. De acordo com seu site, neste mês a empresa tem 42 lojas em todo o país, e suas vendas consolidadas para o ano fiscal encerrado em agosto de 2024 totalizaram aproximadamente 922,5 bilhões de ienes.

Em relação aos varejistas de eletrodomésticos, outra grande rede, a Nojima, também foi punida em junho de 2023 por deduzir injustamente mais de 70 milhões de ienes do valor do pedido para subcontratados. 

Fontes: NHK e Yomiuri


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo