Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

EUA deportam centenas de venezuelanos, apesar de ordem judicial

| Notícias do Mundo

Os EUA deportaram centenas de alegados membros de gangue venezuelana ao invocar a ‘Lei de Inimigos Estrangeiros’ de tempo de guerra, apesar de uma ordem judicial para impedir a ação.

Unigran Japan 2026
trump deportacao 17 mar 2025 destaque

A invocação da Lei de Inimigos Estrangeiros causou controvérsia nos EUA e conflito entre os tribunais e a administração de Trump (banco de imagens)

A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, diz que deportou centenas de alegados membros de gangue ao invocar a “Lei de Inimigos Estrangeiros” de tempo de guerra, apesar de uma ordem judicial para impedir a ação.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

No sábado (15), Trump assinou uma proclamação para invocar a lei, visando o que ele se referiu a membros de gangues venezuelanos nos EUA. A Casa Branca os chama de uma ameaça direta à segurança nacional.

A Lei de Inimigos Estrangeiros permite que o presidente detenha ou deporte os cidadãos de uma nação inimiga em um tempo de guerra sem serem submetidos a procedimentos judiciais normais. Ela foi usada para deter imigrantes do Japão e de outros lugares durante a Segunda Guerra Mundial.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Também no sábado, um tribunal federal em Washington emitiu uma ordem bloqueando temporariamente as deportações sob o ato. O tribunal também ordenou que quaisquer aviões transportando migrantes retornassem aos EUA imediatamente.

O tribunal citou a possibilidade de que condições exigidas para aplicar a lei podem não ter sido cumpridas nesse caso.

O secretário de Estados dos EUA, Marco Rubio, disse em uma declaração no sábado que os EUA enviaram centenas de membros de uma gangue venezuelana para El Salvador, o qual concordou alojá-los em cadeias.

O presidente salvadorenho, Nayib Bukele, escreveu em um post na mídia social, “Hoje, os primeiros 238 membros da organização criminal venezuelana, Tren de Aragua, chegaram ao nosso país”.

Ele descreveu a ordem do tribunal dos EUA para impedir o voo de deportação como “muito tardia”.

A invocação da Lei de Inimigos Estrangeiros causou controvérsia nos EUA e conflito entre os tribunais e a administração de Trump.

Fonte: NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo