Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Administração de Trump inicia demissões em massa no Voice of America

| Notícias do Mundo

O Voice of America é o serviço oficial de radiodifusão internacional financiado pelo Governo Federal dos Estados Unidos e autorizado a operar exclusivamente fora de território americano.

Passagens aéreas no Japão - Alfainter
voa 17 mar 2025 destaque

Prédio do VOA em Washington (Wikimedia Commons/Rhododendrites)

A administração do presidente dos EUA, Donald Trump, iniciou no domingo (16) demissões em massa no Voice of America (VOA), ou Voz da América, e outras mídias financiados pelos EUA, deixando claro sua intenção de dispensar veículos de mídia vistos há muito tempo como críticos para a influência do país.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Apenas um dia após todos os funcionários terem sido colocados sob licença, aqueles que trabalham em uma base contratual receberam um email notificando-os que seriam dispensados no fim de março.

O email, confirmado pela AFP por vários funcionários, disse aos colaboradores: “Vocês devem cessar todo o trabalho imediatamente e não têm permissão para acessar quaisquer prédios da agência ou sistemas”.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Colaboradores formam grande parte da força de trabalho do VOA e funcionários predominantes nos serviços de línguas estrangeiras, embora números recentes não estivessem imediatamente disponíveis.

Muitos colaboradores não são cidadãos dos EUA, o que significa que provavelmente eles dependem de seus trabalhos prestes a desaparecerem para terem seus vistos e permanecerem no país.

A maioria dos funcionários a tempo integral da VOA, que têm mais proteção jurídica, não foram demitidos imediatamente, mas se mantêm sob licença administrativa e foram ordenados a não trabalharem.

O VOA, criado durante a Segunda Guerra Mundial, é difundido em todo o mundo em 49 línguas com uma missão de alcançar países sem liberdade de mídia. 

É o serviço oficial de radiodifusão internacional financiado pelo Governo Federal dos Estados Unidos e autorizado a operar exclusivamente fora de território americano.

A destruição do VOA e veículos de mídia parceiros “faz parte dos esforços da administração de Trump de desmantelar o governo mais amplamente – mas também faz parte da agressão mais ampla da administração sobre a liberdade de imprensa e mídia”, escreveu Liam Scott, um repórter do Voa, no X.

Com o VOA em um estado de indefinição, alguns de seus serviços foram alterados para transmissão de música por falta de nova programação.

Fonte: Channel News Asia


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo