Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Japão planeja instalar mísseis de longo alcance em Kyushu

| Sociedade

A instalaçã é destinada a aumentar a segurança em Nansei, no sudoeste do país, estrategicamente importante pela sua proximidade com Taiwan, em meio a temores crescentes de que a ilha autogovernada pode ser invadida pela China.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
missil 17 mar 2025 destaque

Os mísseis que serão instalados são uma versão atualizada do míssil guiado terra-navio tipo 12 da GSDF (foto acima), com um alcance de mil quilômetros (Wikimedia Commons)

O Japão está considerando instalar mísseis de longo alcance na ilha de Kyushu, sudoeste do país, como parte dos esforços da nação de adquirir “capacidades de contra-ataque” para atingir seus alvos inimigos no caso de uma emergência, disseram fontes do governo no sábado (15).

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A instalação, com início esperado no fim do próximo ano fiscal em março de 2026, é destinada a aumentar a segurança da cadeia de ilhas Nansei, no sudoeste do país, estrategicamente importante pela sua proximidade com Taiwan, em meio a temores crescentes de que a ilha autogovernada pode ser invadida pela China.

A China considera Taiwan como província renegada que deve ser reunificada com a ilha principal, por força, se necessário.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Autoridades estão avaliando possíveis locais de instalação, com residentes preocupados com o fato de que eles podem ser visados em ataques inimigos, disseram as fontes.

Os mísseis podem ser instalados nos regimentos de guarnições de míssil superfície-navio das Forças de Autodefesa Terrestre (GSDF) em Yufu (Oita) e na cidade de Kumamoto (província homônima), de acordo com as fontes.

É improvável que a ilha de Okinawa, que fica mais próxima da China continental, seja um local de instalação em meio a preocupações de isso poderia aumentar tensões com Pequim, disseram as fontes.

Os mísseis que serão instalados são uma versão atualizada do míssil guiado terra-navio tipo 12 da GSDF, com um alcance de mil quilômetros.

Instalações em Kyushu colocariam as áreas costeiras da Coreia do Norte e China dentro da faixa.

Fonte: Mainichi


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo